WTTC avisa: quarentena obrigatória em hotéis pode “destruir” o sector
O World Travel & Tourism Council (WTTC), associação que representa o sector privado de viagens e turismo, teme que uma nova imposição, no Reino Unido, de quarentena obrigatória em hotéis, para os turistas, possa «conduzir ao completo colapso do sector tal como o conhecemos».
A medida tem sido discutida (novamente) pelo Governo do Reino Unido e levou o WTTC a reagir desta forma, num comunicado divulgado hoje. De acordo com a associação, as novas propostas consideradas pelo Governo britânico «iriam causar danos irreparáveis para um sector que contribui com 200 mil milhões de libras [cerca de 226 mil milhões de euros] para a economia do Reino Unido». Segundo a mesma entidade, há que ter em conta que esta eventual decisão segue-se a nove meses de «restrições devastadoras, que levaram inúmeros negócios à falência e milhões de postos de trabalho à extinção ou em risco de desaparecerem.»
«O sector das viagens e turismo do Reino Unido está numa luta pela sobrevivência – é tão simples assim. Com o sector tão fragilizado, a introdução das quarentenas em hotéis poderia levar ao completo colapso. Os turistas simplesmente deixariam de fazer reservas de viagens de lazer ou negócios, se soubessem que teriam que pagar o isolamento num hotel», sublinha Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC.
A associação diz ainda acreditar que as medidas que foram anunciadas na semana passada no Reino Unido – a realização de um teste à COVID-19 no país de origem, seguido de uma curta quarentena e, se necessário, um novo teste já em solo britânico – serão suficientes para garantir a segurança de todos os turistas.