WPP compra BAR e funde-a com a Ogilvy
A WPP adquiriu a maioria do capital da agência BAR. Como resultado da operação, a BAR irá fundir-se com a Ogilvy Portugal, criando uma nova entidade no mercado nacional – a BAR Ogilvy.
A fusão implica a união das estruturas de ambas, o que deverá permitir construir uma “agência com um nível superior de competências integradas de comunicação de marketing”, segundo é explicado em comunicado.
Os fundadores da BAR, José Bomtempo, Diogo Anahory e Miguel Ralha, assumem a gestão da BAR Ogilvy, de que têm uma participação accionista. Durante o período de transição, Tim Solomon mantém a posição de chairman da agência.
Tim Solomon considera que a fusão permitirá juntar «a excepcional capacidade criativa da BAR com as amplas competências da comunicação da Ogilvy Portugal em publicidade, customer engagement, digital e social, branding e identidade e relações públicas».
Miguel Ralha, por seu turno, sublinha como a combinação das duas equipas permitirá tornar «a BAR Ogilvy um projecto relevante e único neste mercado».
O processo de integração já arrancou e deverá estar concluído ainda no início deste ano. Recorde-se que todas as agências do Grupo WPP, em Portugal, estão a mudar-se para novas instalações em Lisboa, designadas Garagem.
De acordo com informação avançada pela London Stock Exchange, o Brexit tem levado a WPP a apostar cada vez mais no seu crescimento na Europa Ocidental. A mesma nota indica que as empresas da WPP em Portugal, incluindo associadas, geram receitas de cerca de 60 milhões de dólares (50,25 milhões de euros).