Worten já reciclou 61 mil toneladas de lixo electrónico e doou 23 mil novos equipamentos
Ao longo dos últimos 10 anos, o programa Worten Transforma permitiu reciclar 61 mil toneladas de lixo electrónico. No mesmo período, a Worten doou 23 mil produtos novos a instituições e associações com projectos sociais ou de solidariedade, avaliados em mais de dois milhões de euros.
Embora tenha algumas campanhas que alavancam a entrega de equipamentos avariados ou que os portugueses já não querem em momentos específicos do ano, o programa está permanentemente em vigor: em qualquer loja Worten, é possível entregar artigos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
No ano passado, foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem 5.752 toneladas de resíduos de equipamentos deste tipo. O balanço de 2020 aponta ainda para 150 mil euros em equipamentos novos doados a hospitais, centros de saúde, escolas, instituições de ensino e de apoio à criança e, ainda, IPSS de vários pontos de Portugal.
«A partir de Março de 2020, na sequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a marca teve de ajustar-se rapidamente a uma nova realidade, que também se fez sentir na área da responsabilidade social. Alargámos, por isso, o espectro de entidades beneficiárias do Worten Transforma às instituições de saúde e ensino, porque, de facto, estas tornaram-se ainda mais vulneráveis com toda esta situação», explica Inês Drummond Borges, directora de Marketing da Worten.
Desta forma, o programa de reciclagem permitiu também contribuir para o bem-estar de doentes e profissionais de saúde e para apoiar o ensino à distância. Só entre Março e Maio do ano passado, o Worten Transforma distribuiu 355 equipamentos por 72 instituições.
Segundo Inês Drummond Borges, «nesta altura, um smartphone pode ser a única ferramenta disponível para a comunicação à distância entre doentes internados em unidades de cuidados intensivos e os seus familiares», por exemplo. Além disso, «ter equipada uma das tantas copas improvisadas nos hospitais, de Norte a Sul do País, pode ser a diferença entre um profissional de saúde ter ou não acesso a uma refeição quente».
No desenvolvimento deste programa, a Worten conta com a ERP Portugal (gestão do lixo electrónico) e o Banco de Bens Doados da Entrajuda (identificação dos beneficiários) como parceiros.