World Summit Awards distinguem 4 projectos nacionais com impacto social
Os World Summit Awards (WSA), iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social, distinguiu quatro projectos portugueses – ZoomGuide, Speak, Urban Platform e Cycle.
Esta edição envolveu mais de 290 nomeações de 182 países participantes, dos quais foram seleccionados os 40 WSA Winners 2021 e WSA Young Innovators. Todos eles contribuem para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A Speak, distinguida na categoria Inclusion & Empowerment, é uma app móvel que liga migrantes, refugiados e habitantes locais, promovendo a troca de experiências linguísticas e culturais. Na vertente Government & Citizen Engagement está a Urban Platform, que fornece aos decisores locais uma visão holística sobre o ambiente urbano inteligente.
Zoomguide é a que sobressai em Culture & Tourism, por se assumir como um guia alimentado por inteligência artificial, que permite aos turistas explorar cidades e lugares de importância turística ou cultural através de métodos de pesquisa inovadores. A CycleAI, por sua vez, recebeu o primeiro prémio na categoria WSA Young Innovators e nos WSA European Young Innovators, por ser uma solução que visa capacitar os utilizadores da micromobilidade para a sua segurança
«Toda a comunidade tecnológica e científica em Portugal tem estado a colaborar e a desenvolver activamente várias soluções tecnológicas de resposta à pandemia de Covid-19 e aos problemas secundários daqui resultantes. Surgiram múltiplas soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a saúde, educação, comércio, indústria ou cultura. O destaque dado aos projectos nacionais nesta competição internacional é um reflexo da crescente inovação tecnológica portuguesa», comenta, em comunicado, Sandra Fazenda Almeida, directora-executiva da APDC.