World Corporate Golf Challenge arranca em Portugal já este sábado
É já no próximo sábado, dia 19, que arranca a 23.ª edição portuguesa do World Corporate Golf Challenge – da qual a Marketeer é media partner. Nesta época, a Golf Concept assume a organização exclusiva do evento em Portugal durante todo o ano de 2022, realizando cinco torneios.
O circuito começa no Amendoeira Golf Resort, em Silves, desenhado pelo antigo duplo campeão do Senior British Open, Christy O’Connor Jr., e termina a 16 de Julho no Royal Óbidos Spa & Golf Resort, uma criação do também golfista Severiano Ballesteros. Pelo meio, há ainda etapas qualificativas a 30 de Abril no Clube de Golf do Santo da Serra, enquanto a 21 de Maio o percurso escolhido é o do Quinta do Peru Golf & Country Club.
As etapas de qualificação para a final nacional são disputadas por equipas de dois jogadores (obrigatoriamente maiores de 18 anos), em representação de uma empresa. O sistema de jogo será 18 buracos de stableford com 3/4 de handicap de campo. Já na final nacional serão 18 buracos de fourball/better ball stableford com 3/4 de handicap de campo.
Em cada torneio de qualificação são apuradas directamente as duas primeiras classificadas net, a primeira classificada gross, as duas equipas seguintes com melhor classificação net (3.ª e 4.ª) e as três equipas seguintes com a melhor classificação gross (2.ª, 3.ª e 4.ª), mas prevalece sempre a classificação net sobre a gross sem acumulação. No total deverá haver oito equipas apuradas.
Ainda assim, este ano há uma novidade no regulamento. «As quatro equipas não apuradas directamente e com mais pontos após as etapas de qualificação têm acesso à final nacional. Uma das novidades para 2022 é a introdução do Ranking WCGC Portugal, uma outra forma de apuramento para a final nacional», explica, em comunicado, Ana Massapina, uma das fundadoras da Golf Concept.
A equipa que na final nacional obtiver a maior pontuação net representará Portugal na final mundial, a ser realizada de 17 a 21 de Outubro, em Tenerife. Após sete anos com a final mundial a realizar-se em Cascais, será agora a vez de Espanha assumir o papel de país anfitrião.