Wine Hour at Home: sessões virtuais com produtores de vinho

A Chefs Agency e a Martins Wine Advisor acreditam que uma garrafa de vinho é sempre melhor quando partilhada. Como em tempo de quarentena não é possível fazê-lo em carne e osso, nasce o projecto Wine Hour at Home, que pretende reunir todos os portugueses virtualmente para um copo ao fim do dia.

A ideia é que todas as pessoas que se encontram em casa, com o mínimo contacto possível com o mundo exterior, possam descontrair e não pensar no novo coronavírus durante uns momentos. Para isso, contam com a ajuda de um produtor de vinhos que estará no Instagram do Wine Hour at Home para acompanhar a prova.

A iniciativa arrancou na passada sexta-feira com Dirk Niepoort e volta a repetir-se já hoje, dia 23, com a presença de Joana Santiago da Quinta de Santiago. Em foco estarão o Santiago Alvarinho Reserva 2018 e o espumante Santiago Alvarinho. Todas as sessões estão marcadas para as 18h.

A ideia partiu de uma conversa entre o wine advisor Cláudio Martins e Adriana Fournier, directora de eventos da Chefs Agency. «Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspectos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspectos técnicos», lembra Cláudio Martins,

Apontaram, então, os esforços a «um momento de wine after work». Até porque, segundo explica Adriana Fournier, «as garrafas de vinho partilhadas são as melhores e porque estamos mais do que nunca a precisar de momentos de descontração para sobreviver à ansiedade social do momento».

Haverá sessões duas a três vezes por semana, sempre com um procutor de vinhos diferente convidado. A dinâmica é simples: cada um deles é desafiado a abrir uma garrafa especial, prová-la e comentá-la. Cláudio Martins e o sommelier Rodolfo Tristão juntam-se à conversa para dar também as suas opiniões. Quem estiver a assistir poderá colocar questões ou esclarecer dúvidas, bem como partilhar fotografias do que estão a beber.

Calendário Wine Hour at Home:

23 Março
Quinta de Santiago – Joana Santiago
Santiago Alvarinho reserva 2018
Espumante Santiago Alvarinho

25 Março
Terroir Al Limit – Dominik Huber & Tatjana Peceric

27 Março
Herdade do Rocim – Pedro Ribeiro
Rocim Amphora Branco 2018
Rocim Tinto 2019

30 Março
Liber Pater – Loic Pasquet

1 Abril
Pico Wines – Bernardo Cabral

3 Abril
Adega Favaios

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...