Windows 95 foi lançado há 25 anos e com ele veio o botão Iniciar e o MSN
A 24 de Agosto de 1995, o Windows 95 era dado a conhecer ao mercado. Nascia o sistema operativo da Microsoft que viria a acompanhar diferentes gerações de internautas nas suas várias versões. Mas o que fez deste programa um ponto de viragem no mundo dos computadores?
Uma das grandes novidades do Windows 95, e que se mantém até hoje, foi o botão Iniciar. Localizado no canto inferior esquerdo do ecrã, funciona como uma espécie de porta para um menu de funcionalidades, pastas e programas de acesso rápido. Este botão tornou mais simples a navegação num computador.
Segundo o The Verge, outra importante novidade era a possibilidade de ter nomes de ficheiros com 250 caracteres, algo que pode parecer banal hoje mas que foi um grande passo na altura. Além disso, foi o primeiro sistema operativo a propor a partilha de dados entre diferentes equipamentos, numa lógica de sincronização.
Junta-se ainda o MSN, aplicação que ambicionava reunir email e salas de conversação (chat) no mesmo local, acrescentando ainda as primeiras homepages WWW. A Microsoft cobrava um valor mensal pelo MSN, sendo que o preço aumentava caso fosse utilizado mais do que três horas por mês.
O lançamento do Windows 95 ficou marcado por uma apresentação protagonizada pelo humorista Jay Leno e pelo co-fundador da Microsoft Bill Gates. No mesmo dia, começaram a circular anúncios televisivos em que o botão Iniciar era destacado ao som de “Start Me Up” dos Rolling Stones.
Foi também criada uma webserie de apenas uma hora com Jennifer Aniston e Matthew Perry nos papéis principais. Os actores da série “Friends” deram vida a uma sitcom sobre o Windows 95.