Wi-fi lento em casa? Experimente estas 5 dicas

Segundo as estimativas da Internet World Stats, cerca de 747 milhões de europeus utilizaram a Internet em 2021. Ou seja, 89,2% da sua população. Mas qual é a qualidade da rede doméstica dentro das suas próprias quatro paredes? Talvez nem sempre a ideal.

Para assinalar o Dia Mundial do wi-fi, ficam em baixo cinco dicas sobre como melhor a conexão à internet:

  1. Rápida verificação do Wi-Fi

Os utilizadores da Internet apercebem-se muito rapidamente se a cobertura Wi-Fi é boa ou má. No entanto, fazer uma breve análise da sua situação é um primeiro passo valioso. Estão disponíveis ferramentas de análise úteis para o ajudar nos seus esforços.

  1. Posicionamento ideal do router

O wi-fi é demasiado lento ou a ligação é interrompida com cada vez mais frequência? Normalmente, isto deve-se a um problema de alcance, uma vez que muitas casas têm o router algures num canto. Uma posição central e ligeiramente elevada é ideal para um router, por exemplo, num aparador ou num armário “no meio” de um apartamento. O wi-fi do router não deve ser bloqueado por outros objectos localizados à frente ou ao lado do router. O router tem antenas externas? Estas podem estar dispostas em diferentes ângulos. Experimente diferentes posições da antena até a recepção melhorar.

  1. O router é demasiado antigo?

Se tiver de substituir o seu router antigo, o novo modelo deve definitivamente suportar wi-fi 5 ou mesmo wi-fi 6. Ambas as normas são consideravelmente mais rápidas do que o wi-fi 4. Além disso, uma parte do wi-fi 4, a banda de 2,4 GHz, está extremamente sobrecarregada em muitas grandes áreas urbanas. O seu wi-fi ganha velocidade novamente ao mudar para um modelo de router que suporte a norma wi-fi 5 ou wi-fi 6.

  1. Repetidores Wi-Fi para curtas distâncias

Obstáculos como paredes ou tetos de betão armado funcionam como um travão para o wi-fi, que se torna cada vez mais lento e, no pior dos casos, acaba por parar completamente. Os repetidores de wi-fi aumentam o alcance da rede sem fios existente.

  1. Para longas distâncias – Internet a partir das tomadas eléctricas

No entanto, em grandes áreas habitacionais um repetidor já não é adequado porque os repetidores também utilizam a rede wi-fi para a transmissão de dados entre si. Nestes casos, existe uma solução indicada para longas distâncias wi-fi: adaptadores que utilizam a própria rede eléctrica da casa como se fosse um longo cabo de dados. A vantagem: as paredes, os tectos de betão armado e até os sistemas de aquecimento por baixo do chão já não constituem um obstáculo, porque se trata de uma solução baseada em cabos.

Artigos relacionados