White Way cria identidade visual do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

O dia 1 de Janeiro de 2022 não marcou só a entrada em mais um ano. Foi, também, a data em que o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura entrou em vigor, tendo como principal objectivo proteger todos os profissionais da cultura em todas as situações.

Promulgado em Novembro, o estatuto contou com desenvolvimento comunicacional multicanal – digital, design visual, redes sociais, rádio e televisão – da agência White Way. Tratou-se de «um desafio de uma enorme responsabilidade», já que «se espelha nos diferentes profissionais da área da cultura para mobilizar e informar para quem serve o estatuto», comenta, em comunicado, Filipa Montalvão, partner da agência, acrescentando que esta foi «uma oportunidade de aplicar a experiência de 15 anos no mercado» que a equipa detém.

A identidade criada envolve uma “linguagem simples e directa”, mas impactante, que pretende “fazer sobressair a mensagem sem perder o contexto digital e o propósito”, explica a White Way. “#cuidarte é estatuto” foi o mote para contar a história de uma “jornada representativa de diversidade e dos diferentes profissionais que culmina em estatutocultura.pt, onde podem esclarecer dúvidas e fazer o seu registo”.

O estatuto “aplica-se aos profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais e da criação literária, que exerçam uma actividade autoral, artística, técnico-artística ou de mediação cultural”, lê-se no site da DGArtes, encontrando-se dividido em três partes – o registo dos profissionais da área da cultura (RPAC), o regime de contrato de trabalho e de prestação de serviço e o regime de protecção social.

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