Well’s, Molaflex e Sportzone são as Marcas de Confiança dos portugueses
As marcas nacionais são as mais apreciadas pelos consumidores portugueses. A Well’s (com 80% das preferências) na categoria de Cadeias e Lojas de Parafarmácia, a Molaflex (78%) em Colchões e a Sportzone (68%) em Lojas de Desporto e Moda Desportiva estão no topo das preferências segundo o estudo Marcas de Confiança 2014 da Selecções do Reader’s Digest.
Resultante do estudo fica-se também a saber que os consumidores portugueses não hesitam em mudar as marcas da sua confiança quando a qualidade do produto baixa (75%) ou quando o serviço por ela prestado piora (78%). O preço surge em terceiro lugar (69%), como razão para procurar outra marca.
Pelo 14º ano consecutivo, o estudo revela as Marcas de Confiança dos portugueses em 40 categorias, divididas em produtos e serviços. Multiópticas, Abreu, Delta, Luso, Continente, Médis, Sagres e Zippy foram as marcas que viram reforçada a confiança dos consumidores, com grandes índices de votação.
Chegada à liderança
Na categoria de Telemóveis / Smartphones a vencedora foi a Samsung (45%), que retirou a posição detida há 13 anos pela Nokia (32%). A par desta nova líder, existem mais quatro novos primeiros lugares, nomeadamente nas categorias de Computadores Pessoais, Banca, Empresas de Serviço de Internet e Produtos e Cuidados com o cabelo. A Toshiba (39%) destrona nove anos de HP, o BPI (40%) conquista o lugar detido pela Caixa Geral de Depósitos (27%) durante 13 anos consecutivos, a Meo, com 41% fica com a posição anteriormente ocupada pelo Sapo, e a Elvive ganha à Pantène, com 24% dos votos.
Reforço de posições
A Toyota, líder desde 2010, revalida a confiança na categoria de Automóveis, com um crescimento de 18% em relação a 2013. Com o índice de confiança em crescimento estão também a Canon, vencedora com 49% em Máquinas Fotográficas, e a Visa, com 60% em Cartões de Crédito. Imbatível também continua Skip (63% na categoria de Detergentes para a Roupa).
No sector alimentar, a Nestlé triunfa em duas categorias, Chocolates (44%) e Cereais de Pequeno-almoço (39%). A McDonald’s (42%) ganhou na categoria de Restauração e a Friskies foi novamente eleita a marca preferida pelos portugueses na categoria Alimentos para Animais. Quanto aos Grandes Eletrodomésticos, os consumidores portugueses voltam a colocar a Miele no pódio da confiança, com 47% face a 30% no ano anterior.
Já nas categorias ligadas à saúde e bem-estar, a Centrum consolida a liderança com 73% em Vitaminas. Em Produtos de Cuidados com o Corpo, a Nivea (38%) volta a ser líder. A L´Óreal lidera duplamente nas categorias Cosmética Decorativa/Maquilhagem (25%) e Produtos de Coloração para o Cabelo (43%) e, por sua vez, a Elancyl revalida a confiança em Anticelulíticos e Adelgaçantes (48%).
O estudo Marcas de Confiança avaliou, em 10 países, entre eles Portugal, parâmetros de confiança da população num abrangente conjunto de realidades socioeconómicas, com relevância para as Marcas da sua Confiança. Em Portugal, foi realizado através de questionário postal endereçado a cerca de 12 mil assinantes da revista Selecções do Reader’s Digest. As respostas foram apuradas por método de pergunta aberta, sem qualquer sugestão, originando respostas espontâneas, entre 16 de Setembro e 30 de Novembro de 2013.
Conheça a lista de todas as Marcas de Confiança 2014 dos consumidores portugueses:
Categoria – Marca
Automóveis – Toyota
Grandes Electrodomésticos – Miele
Computadores Pessoais – Toshiba
Telemóveis / Smartphones – Samsung
Operadores de Redes Móveis – TMN (actual Meo)
Máquinas Fotográficas – Canon
Agências de Viagens – Abreu
Banca – BPI
Cartões de Crédito – Visa
Seguradoras – Fidelidade
Empresas de Serviço de Internet – Meo
Gasolineiras – Galp
Vitaminas – Centrum
Analgésicos/ Alívio da Dor – Ben-U-Ron
Medicamentos para a Tosse/ Constipação – Bisolvon
Produtos de Cuidados com o Cabelo – Elvive
Cosmética Decorativa / Maquilhagem – L’Óréal
Produtos de Cuidados com o Corpo – Nivea
Detergentes para a Roupa – Skip
Cereais de Pequeno-Almoço – Nestlé
Restauração – McDonald’s
Chocolates – Nestlé
Lojas de Desporto e Moda Desportiva – Sportzone
Cafés – Delta
Cadeias e Lojas de Parafarmácia – Well’s
Cervejas – Sagres
Águas de Mesa – Luso
Produtos de Coloração do Cabelo – L´Oréal
Laxantes – Dulcolax
Hiper/Supermercados – Continente
Alimentos para Animais – Friskies
Canais de Televisão (sinal aberto e cabo) – RTP
Anticelulíticos e Adelgaçantes – Elancyl
Óptica – Multiópticas
Lojas de Roupa Infantil e Puericultura – Zippy
Colchões – Molaflex
Seguros de Saúde – Médis
Empresas de Serviço Público – CTT
Cadeias e Loja de Distribuição Não Alimentar – Worten
Estações de Rádio – RFM