Wasteapp diz-lhe o que fazer com o lixo
Há uma nova aplicação para quem não sabe o que fazer ao lixo. Para que a falta de conhecimento não seja uma desculpa para colocar os resíduos no local errado, a Quercus e a Fundação Vodafone Portugal juntaram-se na criação de uma plataforma digital com as respostas para todas as dúvidas.
A Wasteapp indica o destino correcto de 50 tipos de resíduos, bastando para isso aceder gratuitamente via smartphone, tablet ou computador. Aponta também o sítio mais próximo para entregar os resíduos que não podem ser deixados nos ecopontos de rua, como é o caso dos electrodomésticos avariados.
O objectivo da aplicação é ajudar os portugueses a reciclar mais e melhor. Nesse sentido, também explica como separar o lixo e quais os artigos que podem ou não ir para a reciclagem: as palhinhas e talheres de plástico, por exemplo, não podem ser colocados no ecoponto amarelo.
Actualmente, a taxa de reciclagem em Portugal é de 38%, sendo que cada português produz, todos os dias, uma média de 1,32 quilos de lixo. Ao fim do ano, são 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos a que é preciso dar destino.
«O lançamento desta nova ferramenta reflecte o esforço da Quercus em melhorar os níveis de reciclagem em Portugal através da disponibilização de informação e ajuda prática, combatendo aquilo que, a nosso ver, tem vindo a ser reflectido em números que mostram um suposto desinteresse e desmotivação pela reciclagem», afirma Carmen Lima, coordenadora para os Resíduos da Quercus. A responsável acredita que os portugueses querem reciclar mas que não sabem como fazê-lo.