WARC revela as marcas e agências mais premiadas em criatividade a nível mundial

Já são conhecidas as campanhas e as agências mais premiadas de 2021, numa lista compilada pelo WARC. A campanha “#wombstories” é distinguida como a que acumula mais prémios a nível mundial, liderando o ranking Creative 100 – depois de já ter ganhado o Grand Prix dos ADCE, em Dezembro de 2021. Produzida pela agência britânica AMVBBDO, a narrativa pretende demonstrar a complexidade e a realidade da vida de uma mulher.

«’Wombstories’ foi o nosso projecto mais profundo e complexo, tanto emocional como tecnicamente. Foi um desafio mergulhar no lado mais negro das experiências das pessoas com os seus úteros e lidar com uma campanha com tantas ramificações que tinham de corresponder às nossas expectativas e à nossa ambição de criatividade e empatia, mas valeu a pena», comentam Nicholas Hulley e Nadja Lossgott, CCO da agência, citados pelo WARC.

Este ranking monitoriza os resultados de diversas cerimónias de prémios mundiais e actua como uma referência da excelência criativa, permitindo que os profissionais ligados à área do Marketing comparem o seu desempenho com o dos seus pares, segundo é explicado em comunicado.

Na categoria “Agência” é a Publicis Milão que ocupa o primeiro lugar, seguida pela AMVBBDO London e pela Africa São Paulo. Em “Meios”, a Ogilvy lidera, a Publicis Worldwide fica em segundo e a DDB Wordlwide em terceiro. Já nos grupos de comunicação, o Omnicom Group fica no topo, o WPP em segundo e o Interpublic Group em terceiro lugar.

A Burger King, por seu turno, é a marca mais premiada do mundo pela sua criatividade, seguindo-se a Bodyform/Libresse/Libra e a Mastercard. Nos anunciantes, é a AB InBev que se destaca, com a Restaurant Brands International a ocupar o segundo lugar do pódio e a Unilever o terceiro. Por fim, os EUA são o país com mais prémios acumulados em todo o mundo. Logo a seguir vem o Reino Unido e depois França.

«As principais campanhas do ranking Creative 100 demonstram como os profissionais de marketing estão, cada vez mais, a tentar contar histórias ainda por contar. Muitos dão voz a secções da sociedade que podem não ter sido devidamente representadas no passado – por exemplo, “#wombstories” foca-se na saúde feminina e nas discussões em torno disso. Também vimos campanhas abordarem a comunidade LGBTQIA+, os jovens negros ou os perigos que os jornalistas mexicanos enfrentam diariamente. São todos temas importantes que têm sido historicamente ignorados», diz David Tiltman, senio vice-presidente of Content do WARC.

Artigos relacionados