Wappa pode ser alternativa à Uber em Portugal?

A guerra dos transportes em Portugal tem mais um player. Fora das polémicas que têm envolvido a Uber e os taxistas, especialmente em Lisboa, surge a Wappa, empresa brasileira a operar no nosso País desde Julho. Trata-se de uma aplicação que, no seu país de origem, é conhecida pelo serviço corporativo que oferece e que permite aos trabalhadores de determinada empresa fazerem uma viagem sem precisar de pagar no final. A empresa paga. Em Portugal, a aplicação quer estar próxima do restante público e permite, por isso, algo mais simples como chamar um táxi, à semelhança do que já acontece com outras apps.

No entanto, Nuno Vieitas, responsável pela Wappa em Portugal, explicou à Marketeer que a aplicação diferencia-se das restantes disponíveis por colaborar apenas com profissionais credenciados. «Somos diferentes da Uber porque operamos exclusivamente com taxistas que tenham o Certificado de Aptidão Profissional atribuído pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e com alvará de taxistas». Adicionalmente, o responsável acredita que os 10 anos de experiência no Brasil concedem um maior nível de maturidade à Wappa que outras apps não conseguem alcançar.

Neste momento, a Wappa, que está disponível para Android e iOS, ainda não tem acordos firmados com nenhuma central de táxis, apesar de Nuno Vieitas garantir que estão em negociações, pelo que, por agora, o serviço vive de uma rede de 1500 taxistas registados. E utilizadores? Os portugueses parecem estar a aderir à aplicação uma vez que já são dez mil os que optam por chamar um táxi desta forma. «Por enquanto, só privados. Nos próximos meses, vamos lançar o serviço para empresas.»

Em Portugal, a aplicação ainda está, claramente, em desenvolvimento. Não só por estar em fase de negociações com aquelas que poderão ser as principais aliadas – as centrais de táxis -, mas também por ainda não permitir pagamentos via cartão de crédito como acontece com a Wappa no Brasil ou com a Uber em Portugal. Por agora, o utilizador tem de pagar directamente aos taxistas, ainda que a Wappa não cobre nenhum tipo de taxa nessa transacção, garante Nuno Vieitas.

Para já, um dos objectivos é aumentar a base de utilizadores e, para isso, a Wappa está a apostar em acções de comunicação específicas. O responsável pela operação no mercado português explica que estão previstas acções em hotéis, bares e restaurantes e publicidade em táxis lisboetas. Para além disso, numa interacção mais directa com os taxistas e utilizadores, a Wappa está a promover um passatempo. Nuno Vieitas conta que vão «presentear o taxista que fizer mais corridas até ao dia 30 de Setembro de 2015 com um smartphone Samsung Galaxy S6. Um segundo smartphone do mesmo modelo será oferecido ao utilizador que realizar o maior número de corridas via aplicação da Wappa».

Texto de Filipa Almeida

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