Wallapop reduz 524.000 toneladas de CO2 num ano com transações sustentáveis
Num ano, os utilizadores da Wallapop pouparam cerca de 20 mil milhões de litros de água ao consumirem bens reutilizados. De acordo com o estudo, 81% das compras realizadas substituíram a aquisição de novos produtos.
Aquando da celebração do Dia Nacional da Sustentabilidade, que se comemora a 25 de Setembro, amanhã, a Wallapop relembra o compromisso crescente dos portugueses com formas de consumo mais responsáveis para o planeta.
Segundo o estudo “Modelo de Impacto”, graças à reutilização de produtos na plataforma foi possível evitar a emissão de mais de 524.000 toneladas de CO2 em 2023, o equivalente a 60.000 voltas à Terra de carro ao redor do equador.
Embora o preço continue a ser o factor que mais influencia as escolhas de consumo dos portugueses, de acordo com outro estudo da plataforma, a sustentabilidade é já um factor-chave nas decisões de compra de 80% dos portugueses e, inclusive, mais de sete em cada 10 portugueses acreditam que irão optar pela compra de produtos reutilizados, mais pelo impacto na sociedade do que por motivos financeiros.
Adicionalmente, a nível ambiental, foram poupados quase 20 mil milhões de litros de água, o suficiente para abastecer a população de Portugal por 1 ano e 8 meses, e 22,7 mil toneladas de plástico, suficientes para produzir 162 milhões de bonecas da Barbie.
De forma a traduzir aos utilizadores da Wallapop o impacto das acções individuais, os dados do estudo foram integrados na aplicação, permitindo aos utilizadores visualizar o impacto positivo de cada transacção. Além disso, a comunidade Wallapop poderá saber todos os anos qual foi o seu impacto positivo no planeta ao optar por comprar produtos reutilizados em vez de novos, graças ao Wrap anual feito pela plataforma.
De acordo com o relatório da Wallapop, em colaboração com a Deloitte, em 56% dos casos, os produtos vendidos na plataforma teriam sido descartados ou mantidos sem uso, se não fossem reutilizados.
Além disso, 81% das compras substituíram a compra de um novo produto, gerando poupanças totais de 2.376 milhões de euros, em 2022. Esta economia beneficia directamente os mais de 19 milhões de utilizadores no sul da Europa, com uma poupança média anual de 362 euros por utilizador.