Wal-Mart é o maior retalhista do mundo

O Grupo Jerónimo Martins ocupa o 59º lugar na lista dos maiores retalhistas do mundo, tendo subido três posições no ranking de 2016 do Global Powers of Retailing. Os resultados são obtidos através do estudo anual realizado pela consultora Deloitte e pela revista norte-americana Stores.

A Sonae também integra a lista, uma vez mais, embora tenha registado uma queda. O grupo passou da 155ª posição para a 157ª, de acordo com a Store Magazine.

Desde 2011, a Jerónimo Martins subiu um total de 26 posições no ranking geral mas, este ano, conseguiu também um lugar especial na lista dos 50 retalhistas que registaram maiores crescimentos de vendas nos últimos cinco anos. O grupo entrou para o 50º lugar.

No topo do ranking está a norte-americana Wal-Mart que, em 2014, registou cerca de 485 milhões de dólares (445 milhões de euros) em receita, seguida pela Costco Wholesale Corporation e pela The Kroger. A fechar o top 5 estão a Schwarz Unternehmenstreuhand e a Tesco. Carrefour, Aldi, Metro, The Home Depot e Walgreen completam os 10 primeiros lugares.

Ao todo, as 250 maiores empresas de retalho do mundo atingiram os 4,5 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros) em 2014, o que representa um crescimento de 4,3% face ao ano anterior.

Artigos relacionados