Vozes unidas pelo cancro de cabeça e pescoço

Na próxima semana, assinala-se a Semana de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço, a terceira edição de uma iniciativa que pretende alertar para a prevenção, para o sinais e para os sintomas da doença. De 21 a 25 de Setembro, 14 países europeus juntam-se por esta causa e Portugal é um deles.

A campanha “Make Sense” resultou, no nosso País, na “Já Imaginou”, conceito criado pelo Grupo United Creative, responsável por toda a comunicação da iniciativa em Portugal. Tiago Cascais, director criativo da agência, explica à Markteer que o principal objectivo da campanha é «informar as pessoas para os sintomas de uma doença que mata três portugueses por dia e essencialmente mostrar que o diagnóstico precoce tem entre 80 e 90% de sucesso no tratamento inicial».

Apesar de ser habitualmente mais comum em pessoas com mais de 40 anos, a verdade é que o cancro de cabeça e pescoço é cada vez mais frequente na população mais jovem devido ao tabagismo, consumo excessivo de álcool e ao HPV. «Metade destes doentes fica sem voz, de forma temporária ou permanente, o que motivou o mote da campanha deste ano – Uniting Voices.»

Dividida entre três cartaz e um spot televisivo, a campanha conta com a participação de três actores já que «uma figura pública é uma referência que influencia de forma positiva o comportamento das pessoas», de acordo com Tiago Cascais. Assim, Ruy de Carvalho, Pedro Lima e Mafalda Luís de Castro dão a cara pela doença de modo a aumentar «o alcance e a visibilidade da campanha junto da população, tornando-a mais eficaz». «O recurso a três actores de diferentes idades foi pensado precisamente para atingir as diferentes faixas etárias da população que podem ser afectadas por esta doença», conclui.

Para além da presença televisiva, a “Já imaginou” vai ser divulgada também nas redes sociais, incentivando as pessoas a participar através da partilha de vídeos, fotografias e mensagens de apoio. Adicionalmente, serão distribuídos folhetos informativos nas lojas Pingo Doce e nos hospitais e centros de saúde a nível nacional.

O Grupo United Creative foi responsável também pelas restantes acções de promoção desta semana, incluindo a adaptação do hino oficial da campanha pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras, transformando a música “You’re The Voice” de John Farnham em “Tu És a Voz”. Foi criado ainda o projecto “Planeta Dentix” para sensibilizar os mais jovens para hábitos saudáveis de higiene oral, e celebrada uma parceria com a Liga Portuguesa de Futebol e com a Federação Portuguesa de Futebol. «Ambas as entidades autorizaram os seus jogadores a vestir a camisola da campanha em todos os jogos do dia 18 ao dia 21», conta Tiago Cascais.

Texto de Filipa Almeida

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