Volvo termina roadshow em Portugal
Torres Vedras será a última paragem do roadshow que a fabricante sueca de automóveis Volvo está a realizar no País, desde Abril passado, para promover o novo modelo V40. A acção decorre já neste fim-de-semana (22 e 23 de Junho).
Até ao momento, o roadshow passou por oito cidades portuguesas (Braga, Coimbra, Porto, Aveiro, Cascais, Lisboa, Faro e Castelo Branco), com mais de mil test drives realizados.
Para além dos test drives, o evento conta com uma área e iniciativas diferentes para cada uma das versões do Volvo V40. Para a versão original, a marca associou-se ao estilista Estelita Mendonça (vencedor do prémio “Melhor Novo Talento” na última edição dos Fashion Awards), para marmorear o automóvel. «O Estelita Mendonça andou 15 dias com o carro e sentiu uma enorme segurança, como se estivesse dentro de uma rocha. E para ele a rocha mais nobre é o mármore, então marmoreámos o carro. Inúmeras pessoas perguntaram se podiam comprar aquela cor, que não era uma cor, mas um vinil», adiantou à Marketeer Aira de Mello, directora de Marketing e Relações Públicas da Volvo Portugal, à margem de um evento de apresentação de novos modelos da marca.
Para promover o modelo desportivo (Volvo V40 R-Design), a marca associou-se ao caricaturista Nélson Santos. «As pessoas levaram para casa uma recordação com o desenho da V40 e a sua cara como se estivessem a conduzir o carro», explicou Aira de Mello. Já a área do evento reservada ao modelo todo-o-terreno (V40 Cross Country) contou com um espectáculo de falcões (a Volvo tem uma parceria com uma empresa alentejana dedicada à falcoaria, a Falcosport).
A marca vai ainda doar um euro por cada test drive realizado ao longo do roadshow à associação de apoio aos animais S. Francisco de Assis, de Cascais. «Vamos entregar mais de 1000 euros à associação», revelou Aira de Mello.
Maior ofensiva de produtos
Para além do lançamento do novo modelo V40, a Volvo renovou um total de seis modelos (S60, S80, V60, V70, XC60 e XC70), que foram ontem apresentados em Lisboa. «Nunca na história da marca houve tamanha renovação da gama», afirmou Thomas Schmutz, director-geral da Volvo Portugal, durante o evento.
Com o “facelift” aos seis modelos (construídos na fábrica de Gotemburgo, Suécia), que representam cerca de 50% das vendas da marca em Portugal (70% ao nível mundial), a Volvo pretende aumentar a sua quota no mercado português de 1,8 para 2%.
«Independentemente do mercado estar estagnado ou não, era algo que era necessário. Toda a gama alta da Volvo, como os modelos XC70, V70 e S80, são carros que carregam já o peso de alguns anos. Mais do que o “facelift”, que vem fazer algumas alterações cosméticas ao nível do design, há uma mudança bastante mais radical no interior dos carros, como o painel digital de instrumentos que foi alargado a toda a gama», adiantou à Marketeer Aira de Mello. «Agora temos uma gama renovada para competir com os concorrentes de igual para igual», assegurou a directora de Marketing e Relações Públicas.
Todos os modelos já estão disponíveis para encomenda no mercado português.
Texto de Daniel Almeida
Veja aqui o vídeo do roadshow: