Volvo revoluciona estratégia de marketing

A Volvo anunciou mudanças na estratégia de marketing, que passam por uma maior personalização e pelo desinvestimento nos patrocínios e na presença em salões do automóvel, segundo a AdAge. A marca revelou também que irá aumentar o orçamento para a área de marketing nos próximos cinco anos para quase o dobro.

Segundo a revista, a construtora de automóveis de origem sueca – detida pela chinesa Zhejiang Geely Holding Group – vai focar-se numa abordagem personalizada para cada cliente. Um serviço que inclui a entrega do automóvel em pessoa por um especialista que, por sua vez, estará disponível sete dias por semana em caso de necessidade. A marca já deu início a um programa global de formação para que, até 2017, todas as concessionárias tenham ao dispor este serviço personalizado.

A Volvo anunciou igualmente que planeia aumentar as vendas de 470 000 para 800 000 automóveis em cinco anos.

“Queremos desafiar o marketing automóvel, tradicional e conservador, que começa com televisão, imprensa, outdoors e patrocínios. A receita é sempre a mesma, mas não é a melhor receita para a Volvo. Quando os clientes compram um Volvo, estão a comprar uma relação – o técnico de serviço pessoal é como um mordomo”, considera Alain Visser, vice-presidente sénior de marketing, vendas e apoio ao cliente da Volvo, citado pela AdAge.

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