Volvo quer robôs a fazer a recolha do lixo
Recolher o lixo das ruas não é a profissão mais procurada, por isso, a solução pode ser entregar a tarefa a robôs que não estão preocupados com mau cheiro e que não se importam de trabalhar de madrugada. A Volvo juntou-se à Chalmers University Tecnhology e à Mälardalen University, na Suécia, e ainda à Penn State University, nos Estados Unidos da América, para criar um equipamento autónomo que trate do lixo sem barulho ou esforço.
O resultado é o projecto ROAR, constituído por um robô que transporta os caixotes do lixo e por um camião inteligente que pode ser comandado pelo condutor através de um painel. Em Junho de 2016, deverão começar os primeiros testes em parceria com a Renova, empresa sueca especialista em reciclagem de desperdícios.
Caso o projecto obtenha sucesso, o objectivo da Volvo é utilizar a mesma tecnologia para outras actividades. Per-Lage Götvall, responsável pelo ROAR para o Grupo Volvo, explica, em comunicado, que prevêem um futuro com mais equipamento autónomos. «Este projecto providencia uma forma para alargar a imaginação e testar novas conceitos que transformem as soluções de transporte de amanhã.»