Volvo quer crescer 9% em Portugal e foca na electrificação
«Acreditamos que o futuro será eléctrico», diz e repete Susanne Hägglund, a nova managing director da Volvo Car Portugal. Naquela que foi a sua primeira apresentação à imprensa no mercado português, a responsável reforçou que a electrificação será um dos primeiros pilares de crescimento da marca nos próximos tempos, sendo objectivo declarado da Volvo que 50% das vendas em 2025 será de eléctricos e que o patamar chegará aos 100% em 2030. Para isso, a marca promete apresentar um novo automóvel a cada novo ano e já este ano chegará um novo veículo 100% eléctrico. Ou seja, o crescimento será feito também com novos modelos, estando ainda prometido para 2023 um SUV mais pequeno que o actual XC40, mas 100% eléctrico.
Para além da electrificação, o foco na sustentabilidade, nas pessoas e na segurança irá continuar, como toda a estratégia, a ter as pessoas no centro das operações.
Susanne Hägglund está na Volvo Cars desde 2018. Com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão, Vendas e Business Development, passou por diversas funções, assumindo agora o rumo da companhia no mercado português. E chega com o objectivo de reforçar a estratégia global da marca. «Temos que evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% eléctrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional», referiu, indicando os 9% como taxa de crescimento ambicionada para este ano, face a 2021.
Recorde-se que, em 2021, a Volvo Cars iniciou um ambicioso plano ambiental e, já mais recentemente, assinou a Declaração para as Zero Emissões de automóveis De entre as medidas, destacam-se a ambição de ser climaticamente neutra em 2040, o compromisso para comercializar apenas automóveis 100% eléctricos a partir de 2030 e o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025.
Ainda em 2021, a Volvo Cars conseguiu aumentar as suas vendas mundiais em 5,6%, aproximando-se das 700 mil unidades, sendo que as vendas da gama de modelos electrificados cresceram mais de 70% face ao ano anterior.
Em Portugal, a Volvo voltou a ser, em 2021, a 3.ª marca premium mais vendida, com o País a destacar-se como um dos mercados mundiais onde as vendas recharge mais cresceram e a taxa de penetração a representar 61,1% do mix total de vendas. No mercado nacional, o XC40 mantém-se como o líder de vendas da marca sueca.
«Queremos ser uma marca pessoal, sustentável e segura», refere a nova managing director da Volvo Car Portugal. Sublinha ainda: «Não esquecemos o passado. Queremos pegar nele e olhar para o futuro de forma out of the box.» E, para isso, a estratégia terá então como grandes territórios a electrificação, o online e o compromisso local!
Texto de M.ª João Vieira Pinto