Volvo apresenta EX90, o modelo “mais seguro de sempre”
Na década de 1950, a Volvo inventou o cinto de segurança de três pontos, que viria a revolucionar a indústria automóvel e, até hoje, permitiu salvar mais de um milhão de vidas, garante a marca. Mantendo-se fiel a este histórico, a fabricante sueca anunciou agora o EX90, um SUV 100% eléctrico que a marca garante ser o seu modelo “mais seguro de sempre”.
O Volvo EX90 é um SUV de 7 lugares, sendo direccionado para as famílias. Também por isso, este é um modelo especialmente focado na segurança e que surge dotado de um autêntico “escudo de segurança invisível”: inclui nada menos do que 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos, um conjunto de radares e um sensor LIDAR. Esta é a sigla de Light Detection and Ranging (Detecção de Luz e Alcance) e designa um sistema que permitirá ao veículo detectar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objectos até 250 metros e num raio de 360 graus, dando tempo para informar o condutor para que este possa actuar e evitar um acidente.
«Esta tecnologia não fica cansada, não se distrai e está sempre disponível, tendo sido desenvolvida para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja», garante a Volvo em comunicado.
Num evento em Óbidos com jornalistas, onde foram também apresentadas algumas tendências de lifestyle, Susanne Hägglund, CEO da Volvo em Portugal, explicou ainda que, no interior, o EX90 será equipado com tecnologia capaz de avaliar se o condutor está distraído ou desatento. Como? Através de sensores especiais e câmaras, suportadas por algoritmos, que avaliam a concentração do olhar do condutor. Caso o veículo detecte uma falta de concentração ou dormência, emite sinais de aviso. Em último caso, o automóvel poderá mesmo parar automaticamente, ligando as suas luzes de perigo.
Entre outras novidades, o novo SUV da Volvo estará ainda munido de um radar interior sensível a movimentos que lembra o condutor que existem ocupantes a bordo (que podem ser crianças ou até mesmo animais) quando este tenta trancar o automóvel. Além de evitar o bloqueio das portas, este sistema liga automaticamente o sistema de climatização para melhorar o conforto de quem permanece no veículo.
Ao nível de design interior, destaca-se o recurso a materiais reciclados e mais sustentáveis, como o biocouro, não tendo qualquer componente de pele animal.
O Volvo EX90 terá uma autonomia de 600 km (segundo os testes WLTP) e demorará menos de 30 minutos a carregar a bateria de 10% até 80% da carga.
O início da produção deste modelo está previsto para 2023, inicialmente nos EUA e, depois, na China, sendo que será preciso aguardar algum tempo para que as primeiras unidades cheguem ao mercado português. No entanto, já se sabe que o preço irá começar nos 108.166 euros.
Este modelo representa assim um novo passo na estratégia da Volvo rumo à electrificação: a marca tem como objectivo ter uma oferta 100% eléctrica até 2030, sendo que no mercado português essa meta poderá ser atingida mais cedo, em 2027.
Texto de Daniel Almeida