Volkswagen: A marca do povo que quer continuar a ser de todos!
A Volkswagen tem vindo a reforçar o seu compromisso com a música através de patrocínios estratégicos em eventos culturais no território nacional. Nesse sentido, Filipe Moreira, director de Marketing da Volkswagen, na Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA, S.A.) – importadora e distribuidora das marcas do Grupo Volkswagen em Portugal –, destaca a importância dessas parcerias para consolidar a identidade da marca e fortalecer a ligação emocional com o público.
«A música acaba por ter também essa magia de nos ligar a momentos, que associamos a pessoas e a coisas, e que nos transportam para memórias ou situações. Por isso, faz todo o sentido que a Volkswagen, enquanto marca inspiradora, se associe e patrocine eventos de música, porque permitem também mostrar o seu toque de inovação e conectar-se com um público mais vasto», defende o responsável de Marketing.
Para a Volkswagen, os patrocínios a eventos musicais são mais do que simples estratégias de marketing. «Esta ligação ao território da música nasce também do compromisso da marca em incentivar e apoiar experiências culturais, numa valorização da expressão artística, tendo sempre um firme compromisso com a sustentabilidade», explica.
A presença da marca neste tipo de eventos através de activações permite ao público conhecer, em maior detalhe, a oferta diversificada da Volkswagen. Desta forma, consegue-se «reforçar não só as vertentes sustentáveis presentes nos eventos, como também as soluções e as ofertas da marca no que diz respeito à mobilidade eléctrica e a todos os membros da Família ID», sustenta o profissional.
Além de promover a mobilidade eléctrica através da Família ID, os eventos patrocinados pela Volkswagen servem como uma plataforma para reforçar a presença da marca em contextos cultural e socialmente relevantes. Trata-se de «uma marca conhecida pela sua intemporalidade, por ter valores muito vincados e por aportar confiança e segurança», ao mesmo tempo que cria uma forte ligação emocional com os consumidores. A título de exemplo, o responsável lembra os «modelos que foram elevados à categoria de love brands», como os icónicos Volkswagen Carocha ou o Golf – que este ano celebra 50 anos de existência.
FESTAS DO MAR E CISTERMÚSICA
A escolha dos eventos patrocinados, como as Festas do Mar, em Cascais, e o Cistermúsica, em Alcobaça, está assente na estratégia da marca para participar em iniciativas que combinem cultura, qualidade e uma forte ligação comunitária. «Estes eventos destacam-se pela sua variedade cultural, posicionamento, qualidade e capacidade para reunir um público diversificado que partilha os nossos valores», aponta Filipe Moreira.
Nas Festas do Mar, do ano passado, a Volkswagen aproveitou, por exemplo, para destacar a sua oferta em mobilidade eléctrica, proporcionando uma experiência única aos participantes. «Foi um enorme sucesso, porque é um evento que celebra a harmonia entre a música, a cultura e a comunidade. É um evento que une, de uma forma muito bem conseguida e conhecida por todos, a música e as artes, com uma conexão humana muito forte, independentemente das suas origens, culturas ou estilos de vida», reforça.
Já o Cistermúsica, conhecido pelas suas performances artísticas de «elevada qualidade», ofereceu à Volkswagen a oportunidade de se associar a um evento que valoriza tanto a tradição como a inovação. «Trata-se de uma relação feliz entre duas marcas que unem o clássico e o contemporâneo como poucas. O Cistermúsica e a Volkswagen abraçam a inegável dimensão universal da música e isso é um elemento de peso que nos levou a marcar presença», sustenta Filipe Moreira.
Para além disso, a Volkswagen acrescenta à edição de 2024 do Cistermúsica um toque de inovação e, em simultâneo, permite à marca conectar-se com um público rigoroso. «O público que frequenta este festival é exigente e está habituado a reconhecer a qualidade, pelo que marcar presença neste evento permite também à marca aportar valor e dar um toque adicional de inovação ao momento», considera o responsável de Marketing.
Entre Junho e Agosto deste ano, o festival – cujo mote é “Intemporal” – integra o quotidiano da população, com mais de 40 espectáculos programados, celebrando o centenário do nascimento de Joly Braga Santos e os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a que se juntam, ainda, os falecimentos de Puccini e de Fauré.
TARGETS E ACTIVAÇÕES
Nestes eventos, a Volkswagen prepara sempre activações que demonstram não só a sua inovação tecnológica, como também reforçam o compromisso com a sustentabilidade. «Apresentamos as nossas soluções de mobilidade eléctrica, destacando os modelos da Família ID e expondo algumas das viaturas eléctricas que marcam presença neste tipo de eventos», reconhece Filipe Moreira. Estas iniciativas não só promovem a consciencialização ambiental, como também posicionam a Volkswagen como uma marca relevante no desenvolvimento de carros eléctricos.
Para a Volkswagen, ser a «marca do povo» significa estar presente na vida de todos, mantendo-se relevante ao longo de gerações. «Queremos continuar a ser a marca de todos, para todos, chegando sempre a mais pessoas, marcando ainda mais gerações», destaca o director de Marketing. Conhecida como «a marca cujos avós e pais sempre escolheram», Filipe Moreira considera que a insígnia tem o dever de respeitar esse legado, mas reforça que pretendem continuar a ser uma escolha para os mais jovens. «Queremos que as novas gerações também se revejam nesse legado e escolham continuar com a Volkswagen, passando esses valores aos seus filhos e perpetuando a nossa história», comenta.
EXPANSÃO CULTURAL
Os patrocínios da Volkswagen à música não só reforçam esta ligação histórica com o público, como também abrem portas para novas oportunidades de crescimento e inovação. «O território da música é vasto e não fechamos a porta a essa possibilidade. Assim como a oferta da marca se encontra em pleno crescimento e adaptação, mantendo sempre os parâmetros de qualidade elevados, os eventos aos quais nos associamos também reflectem esse espírito», afirma Filipe Moreira.
Em síntese, a marca não descarta a possibilidade de expandir a sua presença para outros eventos musicais ou culturais que possam surgir no futuro. «Há cada vez mais eventos musicais, sejam isolados ou sob a forma de festivais, que incorporam os nossos valores e que se adequam à nossa estratégia de marca, pelo que não descartamos essa possibilidade de crescimento e de marcar presença em outros eventos onde ainda não estamos, mas que no futuro poderemos estar», conclui.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.