Vodafone tem solução para quem não sabe da mala (ou do cão)

A Vodafone afirma ser a primeira operadora a disponibilizar soluções com base na Internet das Coisas aos clientes particulares. A nova gama V by Vodafone recorre a esta tecnologia para apresentar sistemas de mobilidade e localização, mas também segurança.

Com o V-Bag, por exemplo, os consumidores têm acesso a um equipamento que permite localizar qualquer tipo de mala, desde trolleys de viagem a mochilas, minimizando os riscos de roubo ou perda.

O V-Pet, por seu turno, aplica a mesma lógica a animais de estimação: com a ajuda do sinal GPS e da rede móvel, é possível saber sempre onde está o cão ou gato da família e receber alertas caso se desviem da zona de segurança definida. Além disso, o dispositivo permite também monitorizar o tempo que passam a dormir ou a correr, entre outras actividades.

Esta nova categoria de produtos dispõe também das soluções V-Cam e V-Auto. A primeira consiste numa câmara HD que funciona em contexto de mobilidade, ou seja, que pode ser transportada e ligada automaticamente à rede IoT da Vodafone. Tem detectores de movimento e um modo de visualização nocturna, bem como a capacidade de guardar na cloud os vídeos que capta.

Por fim, o V-Auto foi desenvolvido a pensar no automóvel, devendo ser ligado à ficha OBD. Sempre ligado à rede móvel da Vodafone, dispõe de três funcionalidades principais: o Auto SOS, que garante que o condutor é contactado por serviços de assistência em caso de acidente; a opção de encontrar o carro, caso tenha sido roubado, por exemplo; e a pontuação de segurança, que vai premiando o condutor de acordo com o seu comportamento ao volante.

Até ao final do ano, a Vodafone pretende lançar soluções adicionais, reforçando a sua aposta neste mundo dos objectos inteligentes. Em qualquer dos casos, os dispositivos e funcionalidades são controlados através de uma aplicação, que requer a aquisição de um V-SIM, cartão especial que garante a conectividade de todos os produtos da gama V by Vodafone.

Também a Meo se estreou no mundo da Internet das Coisas no ano passado, ao apresentar uma solução de segurança assente no conceito de Casa Inteligente.

Campanha multimeios

Ana Guiomar e Diogo Valsassina são os protagonistas da campanha que dá a conhecer as novidades da marca, dando continuidade ao trabalho que têm vindo a desenvolver enquanto rostos da Vodafone.

Para já, foram criados dois filmes, com o V-Bag e o V-Pet em foco.”Tudo o que gostamos sempre por perto” é o mote da campanha, que arranca hoje, com criatividade da JWT, produção da Kripton e planeamento de meios da Wavemaker.

Artigos relacionados