Vodafone quer continuar a crescer no fixo

Operadora está a cumprir o plano de investimento de 500 milhões de euros para o crescimento da rede fibra, e quer chegar ao final do ano com 2,1 milhões de clientes.

A Vodafone Portugal quer manter-se como grande desafiador do duopólio de serviço fixo. O objectivo foi assumido ontem pelo CEO da operadora Mário Vaz, que garantiu ainda ser a Vodafone quem mais cresce (3%) em quota no segmento, o que significou um aumento de 60% da base de clientes na rede fixa.

Aliás, conforme sublinhou, a marca ultrapassou mesmo o objectivo que tinha com 1,6 milhões de clientes ligados com rede de fibra própria, e quer chegar até final do ano aos 2,1 milhões de clientes. Para isso, está a cumprir o plano de investimento de 500 milhões de euros para o crescimento da rede fibra, bem como a melhorar a rede móvel e a cobertura 4G, sendo que para atingir o número de clientes a que se propõe terá, também, que ir “roubar à concorrência”.

De notar ainda que os 1,6 milhões de lares ligados com rede são resultado não apenas da expansão de rede fibra, como também do acordo com a PT Portugal que remonta a Julho de 2014 e que prevê a partilha de rede fibra de 900 mil lares (metade para cada um dos operadores).

O que Mário Vaz garante é que a estratégia de crescer no fixo «é para manter» independentemente dos restantes players. «Queremos ter cobertura nacional e manter os clientes satisfeitos», declarou Mário Vaz num encontro com jornalistas, reforçando: «Queremos continuar a crescer no fixo, a manter a dinâmica de crescimento e oferecer aos clientes uma oferta convergente».

O plano de investimentos da Vodafone Portugal arrancou o ano passado e irá estender-se ao longo do próximo, sendo que permitirá à operadora atingir uma cobertura de âmbito nacional com a sua rede de fibra. Para já, mais de 50% do plano está executado.

É ambição do CEO da Vodafone Portugal regressar ao crescimento «no próximo ano», altura em que gostaria de responder por quota de 8,3 a 8,5%. Hoje, o mercado das telecomunicações em Portugal continua a registar quebra de receitas de cerca de 9%, sendo que as receitas da Vodafone, no primeiro semestre fiscal, recuaram 12%.

E inunda o País de vermelho

No seguimento de todo este plano, a Vodafone Portugal avançou hoje com uma mega campanha de comunicação, divulgando o âmbito nacional da cobertura da sua rede de fibra. É, como diz a empresa, a sua maior campanha de comunicação de sempre em termos de oferta do serviço fixo. Com o nome “Mudança”, a campanha multimeios promete “pintar” o País de vermelho, numa estratégia 360°. Só na primeira semana, serão emitidos mais de 1.300 spots de TV e 800 mil capas de revistas e jornais serão cobertas de vermelho. Tem criatividade da Jwt Lisboa, direcção criativa de João Oliveira, produção da Film Brokers e produção TV da Take It Easy Film. Os Panic is Perfect dão som à campanha, com o tema “Go go go”.

Por M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados