Vodafone Paredes de Coura vai ter biblioteca digital gratuita

Quem visitar Paredes de Coura entre os dias 16 e 19 de Agosto vai encontrar árvores fora do comum, vestidas com livros à distância de apenas alguns cliques. Trata-se de uma activação da Vodafone por ocasião do 25.º Vodafone Paredes de Coura, numa parceria com a editora Leya.

Leonor Dias, directora de Marca da Vodafone, explica à Marketeer que estas bibliotecas digitais vão estar disponíveis tanto no recinto do evento como na vila. Isto significa que qualquer pessoa, festivaleiro ou não, pode dirigir-se à árvore e descarregar gratuitamente uma das mais de 40 obras de literatura disponíveis. Caso sejam clientes Vodafone, os dados móveis utilizados para realizar o download não serão cobrados.

«Achamos que casa muito bem com os jovens que visitam o festival. O público que vai ao Vodafone Paredes de Coura é um público muito especial, que, curiosamente, rejeita activações de marca muito intrusivas. E como reparámos que valorizam muito a literatura, pensámos: E por que não pôr a tecnologia ao serviço desta arte? E se o fizéssemos gratuitamente?», conta Leonor Dias.

A responsável acrescenta ainda que a Vodafone tem sabido ser parceira dos eventos a que se associa: «A Vodafone não se impõe, não esmaga», refere. Sobre os resultados esperados relativamente a esta biblioteca digital, Leonor Dias não tem previsões concretas, admitindo apenas que ficaria satisfeita se atingissem os mil downloads.

À semelhança do que já aconteceu noutras edições, a operadora vai dinamizar também as sessões Vodafone Vozes da Escrita e as Vodafone Music Sessions. No primeiro caso, figuras conhecidas do panorama nacional são convidadas e ler perante uma plateia de festivaleiros. No segundo, um grupo de pessoas tem o privilégio de assistir a concertos exclusivos, realizados em locais secretos da vila. Por se tratar do 25.º aniversário do Vodafone Paredes de Coura, Leonor Dias conta que querem alargar a experiência a um público maior, mas não revela para já qual será a mecânica aplicada.

Os visitantes do festival poderão ainda descarregar a app oficial do evento, desenvolvida pela Vodafone, bem como beneficiar de um espaço junto ao campismo com 200 tomadas para carregamento de telemóveis. Haverá também dois pontos de carregamento no recinto e boleias do campismo até à vila a bordo dos Shuttles Vodafone.

Campanha com Tó Trips
Para divulgar a nova edição do Vodafone Paredes de Coura, que coincide com a celebração dos 25 anos do evento, a organização convidou Tó Trips, dos Dead Combo, para criar a banda sonora da comunicação. Leonor Dias diz que o tema composto pelo músico pretende ser uma espécie de hino do festival, que acompanhará todos os materiais de comunicação associados a esta edição. O teaser arranca já no próximo domingo e a campanha completa na terça-feira, dia 30.

Cartaz (quase) fechado
O cartaz está praticamente fechado, restando apenas conhecer dois nomes. De resto, já são conhecidos os artistas que subirão aos palcos Jazz na Relva, Vodafone, Vodafone FM (que é, pelo sexto ano consecutivo, a rádio oficial do festival) e After-Hours.

Escola do Rock, Mão Morta, You Can’t Win, Charlie Brown, Nick Murphy, White Haus, Young Fathers, Beach House, Cave Story, Manel Cruz, Benjamim Clementine, Ty Segall e Foals são apenas alguns dos nomes confirmados.

Antes de o festival arrancar haverá ainda o Sobe à Vila, uma espécie de boas-vindas para receber os visitantes que partem para Paredes de Coura alguns dias mais cedo. Entre 12 e 15 de Agosto, a avenida principal da Paredes de Coura recebe bandas e DJs nacionais, como é o caso de The Sunflowers, Nice Weather for Ducks, The Twist Connection e Alek Rein.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados