Vodafone lidera investimento publicitário em Portugal
Com cerca de 40,4 milhões de euros investidos em publicidade, a preços de tabela, no passado mês de Março, a Vodafone recebe a coroa de maior anunciante de Portugal. Os dados do serviço MediaMonitor da Marktest mostram que a maior fatia de investimento teve como destino a televisão (37,8 milhões de euros) e que a percentagem mais pequena coube a outdoor (9 milhões de euros).
Modelo Continente e Ediclube – Edição e Promoção do Livro ocupam os lugares seguintes do ranking, com investimentos na ordem dos 37,1 e dos 30,9 milhões de euros, respectivamente. O top 5 de Março é completado pela Viva Melhor Sempre (26,6 milhões de euros) e pela European Home Shopping (22,8 milhões).
No que às agências de meios diz respeito, a Fuel lidera com um investimento registado de quase 50,9 milhões de euros. Wunderman Thompson surge logo depois com 49,1 milhões de euros, à frente da Partners e dos seus 41,9 milhões de euros. As posições seguintes do ranking cabem à Havas Worldwide (40,8 milhões de euros) e à BBDO Portugal (31,6 milhões de euros).
A Carat, por seu turno, destaca-se por entre as agências de meios com um investimento publicitário de 113,2 milhões de euros. Wavemaker (73,8 milhões de euros), Arena (70,4 milhões de euros), Initiative (58,9 milhões de euros) e OMD (49,1 milhões de euros) feham o top 5.
No total de Março, o investimento publicitário em Portugal ascendeu a aproximadamente 2,3 mil milhões de euros. A televisão continua a ser o meio responsável pelo valor mais avultado (mais de 1,9 mil milhões de euros), a larga distância da internet, cujo segundo lugar no ranking de investimento é conquistado com 184 milhões de euros.