Vodafone lidera investimento publicitário em Portugal

A Vodafone Portugal ocupa o primeiro lugar da lista dos maiores investidores em publicidade em Portugal, no primeiro trimestre deste ano. Entre Janeiro e Março, a operadora investiu 99,1 milhões de euros, sendo que a maior fatia teve como destino a televisão (85,3 milhões de euros).

De acordo com dados da MediaMonitor da Marktest, o lugar seguinte cabe à Procter & Gamble, com cerca de 63,3 milhões de euros investidos em publicidade. Logo depois, surgem Unilever FIMA (62m4 milhões de euros), European Home Shopping (54,4 milhões de euros) e Modelo Continente (48,5 milhões de euros). O top 10 conta ainda com Lojas Lidl Companhia, Reckitt Benckiser, L’Oréal Portugal, Altice Portugal e ITMI Norte Sul Portugal.

Passando para as agências de publicidade, o ranking é liderado pela J. Walter Thompson, com 165,1 milhões de euros. Seguem-se Havas Worlwide (155 milhões de euros), Fuel (139 milhões de euros), Partners (110 milhões de euros) e Bar Ogilvy (104,2 milhões de euros). O top 10 é completado por Leo Burnett, Y&R Red Cell, Publicis, FCB Lisboa e TBWA\Lisboa.

A Wavemaker, por seu turno, é a agência de meios que maior investimento registou no primeiro trimestre de 2019: 301 milhões de euros. A Carat aparece logo a seguir (289,6 milhões de euros), à frente da OMD (244,3 milhões de euros), Starcom (229,7 milhões de euros) e Arena (188 milhões de euros). Mindshare, Initiative, Havas Media, Zenith e Mediacom Portugal fecham os 10 primeiros lugares do ranking.

Investimento em Março

Olhando apenas para o passado mês de Março, a MediaMonitor revela que a Vodafone foi o principal anunciante (37,1 milhões de euros), seguida pela Unilever FIMA, EDP, European Home Shopping e L’Oréal Portugal.

A Havas Worlwide lidera a lista das agências de publicidade (59,4 milhões de euros), completada pela Partners, J. Walter Thompson, Fuel e Y&R Red Cell nas posições seguintes. Nas agências de meios, por outro lado, a coroa de Março pertence à Wavemaker (126 milhões de euros), à frente da OMD, Carat, Starcom e Initiative.

Artigos relacionados