Vodafone lança plataforma para que veículos, dispositivos e máquinas interajam sem intervenção humana
A Vodafone e a Sumitomo Corporation, empresa de trading, juntaram-se para lançar a Pairpoint, nova marca para a sua recente parceria previamente denominada Digital Asset Broker, que irá apoiar clientes e negócios a tirar partido das crescentes oportunidades criadas pela Economy of Things (EoT – Economia das Coisas).
De acordo com as entidades, a Pairpoint proporcionará um ambiente seguro em que estes dispositivos, máquinas e veículos, interligados, possam, de forma segura e sem impedimentos comerciar entre si, sem intervenção humana, mas sempre com controlo do respectivo proprietário.
A Internet of Things (IoT – Internet das Coisas) permite a ligação de dispositivos digitais, com a empresa de estudos independente STL Partners a preconizar que até 3,3 mil milhões destes dispositivos interligados estejam a negociar diretamente em 2030, representando 10% do mercado total da Internet of Things.
A Pairpoint tirará partido da experiência e escala e distribuição geográfica da plataforma IoT da Vodafone – com mais de 160 milhões de conexões – e da Sumitomo. A tecnologia da Pairpoint baseia-se no serviço Digital Asset Broker da Vodafone e pode operar em qualquer plataforma de conectividade IoT para proporcionar a segurança nas transacções efectuadas entre os diferentes dispositivos, sem uma intervenção humana directa.
Este é o novo passo num processo iniciado por ambas as empresas em Maio deste ano, que visa estabelecer uma organização que possa desbloquear as oportunidades de negócio permitidas pela Economy of Things, para clientes e parceiros.
«Estamos muito entusiasmados com esta apresentação da Pairpoint, uma iniciativa conjunta da Sumitomo e Vodafone. A nossa inovadora Plataforma Digital Asset Broker, com provas dadas no mercado, conjugada com a vasta rede comercial da Sumitomo, coloca a Pairpoint numa posição única para libertar o potencial da Economy of Things e criar inúmeras oportunidades de negócio para os nossos clientes e parceiros», diz, em comunicado, Jorge Bento, CEO da Pairpoint.
A Pairpoint é o resultado de um investimento partilhado de 60 milhões de euros, com a Vodafone e a Sumitomo a deterem, respectivamente, 80% e 20% da nova empresa. Até à data, a Pairpoint já estabeleceu parcerias com um conjunto de empresas, incluindo a Mastercard, Deloitte, HSBC, Corda R3, TCS, IBM e Chainlink, para acelerar a adopção da plataforma.