Vodafone lança call center em Língua Gestual Portuguesa

lgp-redimensionadaA Vodafone lançou hoje o Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa (LGP), dedicado a surdos e pessoas com deficiência auditiva. A operadora tornou-se, assim, na primeira em Portugal a disponibilizar um call center especialmente dirigido a este target.

Criado com o objectivo de colmatar as dificuldades específicas na comunicação com clientes possuidores de deficiência auditiva, o Serviço de Apoio a Clientes da Vodafone em LGP está disponível através de uma videochamada gratuita para o número 12717, nos dias úteis, entre as 9h e as 20h.

Na implementação desta linha de apoio a Vodafone criou uma equipa de assistentes de call center fluentes em LGP. Durante o seu período de formação, os assistentes foram acompanhados por uma intérprete profissional de LGP e por João Alberto Ferreira, presidente honorário da Associação Portuguesa de Surdos. A cargo dos dois profissionais esteve a adequação e transposição para Língua Gestual Portuguesa de todos os módulos de formação de atendimento ao cliente que, anteriormente, versavam apenas a comunicação por voz.

Dada a inexistência em LGP de determinadas expressões que se prendem com o vocabulário das telecomunicações, como “pen de acesso à internet”, “tarifário” e “rede”, foram adaptados gestos que serão introduzidos de forma gradual na comunidade utilizadora de Língua Gestual Portuguesa.

Recorde-se que, com o intuito de contribuir para a integração desta comunidade na sociedade de informação, a Vodafone Portugal disponibiliza desde 2005 tarifários com condições especiais e equipamentos adaptados para pessoas com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%.

 

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