Vodafone ilumina Lourinhã

“Lourinhã Lights On, Lights Off” é o nome do projecto que levou a Vodafone à zona Oeste do País. A parceria entre a empresa e a Câmara Municipal da Lourinhã, juntamente com a Lightenjin, resultou na implementação de um sistema de iluminação inteligente no centro histórico da vila, que torna a Lourinhã no “primeiro município do distrito de Lisboa a monitorizar e a optimizar os seus consumos energéticos”, garante a Vodafone.

Devido ao projecto, que consistiu, para já, na substituição de 35 luminárias de vapor de sódio por tecnologia LED, a Lourinhã vai conseguir registar uma poupança energética de até 80%. Os gastos podem ser verificados através de uma plataforma digital que permite monitorizar e gerir em tempo real cada luminária.

Em caso de avaria ou dano, o sistema inteligente envia alertas aos serviços municipais, “diminuindo os custos de manutenção dos equipamentos, para além de terem todas as luminárias geo-referenciadas e cadastradas”. Mas o sistema não se fica por aqui: como é desenvolvido por módulos, poderá permitir, no futuro, recolher informações sobre a qualidade do ar ou a taxa de ocupação dos estacionamentos.

João Mendes Dias, administrador da Vodafone, lembra os projectos anteriores da Vodafone no âmbito das smart citiesSmart Rock City e Aldeia Inteligente de Montanha – para afirmar que a empresa «está comprometida em contribuir para a dinamização e modernização das cidades, vilas e aldeias de Portugal, em estreita colaboração com parceiros estratégicos de norte a sul do País».

 luminarias smart cities 2
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...