Vodafone garante compra da espanhola Ono

vodafone_ono_630_rs

 A Vodafone anunciou que chegou a acordo para a aquisição da congénere espanhola Ono por 7,2 mil milhões de euros, um valor que inclui dinheiro e dívida, confirmando as notícias que surgiram na passada sexta-feira. Trata-se do maior investimento estrangeiro em Espanha desde o início da crise financeira, em 2008.

De acordo com o diário espanhol Cinco Días, a dívida da Ono, que será assumida pela Vodafone, rondava os 3,34 mil milhões de euros no final do exercício de 2013. Segundo a mesma publicação, o negócio representa 7,5 vezes o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Ono e 10,4 vezes o free cash flow gerado pela companhia no ano passado.

A Vodafone adiantou que irá financiar a transacção com a sua actual liquidez e com recurso a linhas de crédito junto dos bancos. A operação, que foi apoiada pelo Morgan Stanley e terá ainda que ser aprovada pelas entidades reguladoras, deverá estar concluída no terceiro trimestre do ano.

A operação será uma verdadeira pedrada no charco do sector das telecomunicações em Espanha. A Vodafone, que em Espanha é liderada pelo português António Coimbra, ficará com acesso a uma rede de cerca de 7,2 milhões de casas passadas e ampliará a sua quota no mercado espanhol de banda larga fixa dos actuais 7,5% para 21%. Para além disso, irá integrar na sua carteira os mais de 1,9 milhões de clientes da Ono em 13 das 17 regiões espanholas.

De resto, a operadora britânica já fez saber que espera sinergias de custos e investimentos no valor de 240 milhões de euros.

O acordo alcançado com a Vodafone deixa em suspenso os planos para a saída da Ono da bolsa, que já tinham sido aprovados pelos accionistas da companhia.

Com esta operação, a Vodafone procura reforçar-se no plano das ofertas convergentes (televisão, telefone, internet e móvel), onde a concorrência é cada vez mais feroz. Recorde-se que no ano passado, a Vodafone desembolsou 7,7 mil milhões de euros na aquisição da Kabel Deutschland, maior operadora de cabo da Alemanha – o maior mercado da Vodafone em termos de volume de negócios.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift