VMLY&R Branding Lisboa cria identidade do UEFA Euro 2024

A VMLY&R Branding Lisboa é responsável pelo desenvolvimento da identidade do UEFA Euro 2024, competição de futebol que irá decorrer na Alemanha. Ao todo, serão 10 as cidades por onde as selecções nacionais irão passar entre os dias 14 de Junho e 14 de Julho de 2024.

Segundo a agência, a nova identidade visual promove um Campeonato Europeu mais inclusivo, de braços abertos para todas as pessoas e que celebra a diversidade. «Este é o início de uma nova era para os UEFA Euro. É a primeira vez que um torneio é organizado por um país, mas genuinamente pertence a todos os fãs de futebol», afirma Hélder Pombinho, director Criativo da VMLY&R Branding Lisboa.

Aleksander Čeferin, presidente da UEFA, tem a mesma percepção: «É fantástico ver o logo do UEFA Euro 2024 ser revelado no icónico Estádio Olímpico de Berlim. De agora em diante, o torneio tem uma identidade visual que reflecte a ambição que a UEFA tem, em conjunto com a Federação Alemã (DFB) e as cidades anfitriãs, de um Euro que é verdadeiramente para todos! Durante um mês, estaremos unidos pelo futebol, mesmo no coração da Europa.»

O logótipo da competição tem por base as bandeiras das 55 nações associadas da UEFA, combinando as suas cores. Há ainda uma referência à forma da cúpula do Estádio Olímpico de Berlim e, também, uma tipografia exclusiva que reflecte todos os alfabetos existentes na Europa.

Recorde-se que a VMLY&R Branding Lisboa não é estranha à criação de identidades visuais para competições deste tipo. Também foi a responsável pelas imagens do UEFA Euro 2020 e da UEFA Nations League.

Artigos relacionados