Viva Portugal!

É verdade que a situação geral não é famosa. Os sucessivos casos na justiça, nas infra-estruturas se avançam ou não, na saúde, na educação, dão azo a um conjunto de comentários pouco abonatórios em relação a Portugal e aos portugueses.

 

E a nossa tradição para o fatalismo, inveja e maldizer, ajuda a que sejam os portugueses os que mais mal falam de Portugal. A crítica dos portugueses sobre Portugal só encontra paralelo no modo como os adeptos de futebol falam do seu clube, dos jogos e dos resultados: com muito coração e pouca razão.

 

Mas também há coisas fantásticas sobre Portugal e os portugueses. E de que todos se deviam vangloriar e afirmar bem alto. Mas mesmo assim há uma série de lusitanos que conseguem inventar motivos para criticar.

 

Temos o melhor jogador de futebol do mundo. Que acaba por ser o responsável pela maior transferência de sempre no mundo do futebol. É óbvio que é um motivo de satisfação para todos os portugueses, mesmo para aqueles que não ligam ao futebol. O número 1 no mundo é português.

Pois mesmo assim, existe um conjunto de portugueses que desde logo afirmam, que há outros melhores, que ele não é assim tão bom, e que vai dar-se mal em Espanha…

 

À frente da Comissão da União Europeia está um português. Num dos cargos mais importantes ao nível do jogo geoestratégico político mundial está um português. Claro que é motivo de satisfação para todos nós. Pelos vistos, para alguns não. E que devia estar outro, e que por ser um português é que isto está tão mau…

 

Na verdade, quando a auto-estima de um povo chega a este ponto, é necessário que haja uma revolução, uma renovação total das mentalidades, e que olhem para Portugal e os portugueses como casos de sucesso. Curiosamente, como muitos estrangeiros nos vêem. Como um País de sucessos, com pessoas talentosas, com ideias e produtos muito bons, pioneiros num vasto conjunto de temáticas, com altos níveis de desenvolvimento tecnológico…

 

Não deixemos os elogios a Portugal apenas aos estrangeiros e gritemos bem alto, Viva Portugal e os portugueses!

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...