Viúva Lamego e The Agência Manicómio juntas para “Partir a Loiça Toda”
“Partir a Loiça Toda” é o nome da primeira colecção de arte que junta a fábrica de azulejos Viúva Lamego à The Agência Manicómio, que trabalha com criativos e profissionais que experienciam ou experienciaram doença mental.
Com intervenção artística de Anabela Soares, Joana Ramalho e Cláudia Sampaio, os três pratos desta colecção são feitos em chacota antiga, com pintura manual, pelos artesãos da Viúva Lamego, numa homenagem à criatividade e à arte.
«A fábrica Viúva Lamego é um espaço de criação artística, de ‘portas abertas’ para os artistas, arquitectos, designers que queiram fazer da cerâmica o seu meio de expressão artística, defendendo a valorização e inclusão pelo talento, agregado ao saber fazer dos nossos artesãos. A parceria com o Manicómio, que muito me orgulha, insere-se neste princípio que defendemos, razão pela qual acredito que se venha a revelar um sucesso a repetir», afirma, em comunicado, Gonçalo Conceição, CEO da Viúva Lamego.
Por sua vez, Sandro Resende, co-fundador da The Agência Manicómio, considera que «quando alguém, como a Viúva Lamego, trabalha em parceria com o Manicómio, sem estigmas, apostando apenas e unicamente na sua arte e criatividade, demonstra uma grande capacidade mental, aliás, uma perfeita saúde mental».
“Partir a Loiça Toda” está disponível para venda através das redes sociais do Manicómio e da Viúva Lamego, assim como na loja online da marca de cerâmica, com parte das receitas da venda destes pratos a reverterem para as autoras da colecção.