Viu a celebração do Sporting no Marquês? Esta é a empresa responsável pelo espectáculo visual
O Marquês de Pombal, em Lisboa, vestiu-se no passado domingo com as cores e os principais elementos da iconografia do Sporting Clube de Portugal para comemorar a vitória do campeonato num espectáculo de video mapping a 360º, desenvolvido de raiz para assinalar este marco e o primeiro a ser projectado no monumento.
A iniciativa, desenvolvida pelo atelier criativo Ocubo, responsável por espectáculos imersivos como “Spiritus”, na Igreja dos Clérigos, ou “Lisbon Under Stars”, nas Ruínas do Carmo, teve como ponto de partida os 118 anos de história do clube leonino, colhendo inspiração na força e na garra que estão na sua génese.
O leão, símbolo maior do Sporting desde 1907, assumiu um papel de destaque, com recurso a leões virtuais realistas de grande formato, desenvolvidos através de Inteligência Artificial. O espectáculo foi ainda complementado com uma vertiginosa interpretação de dança aérea vertical ao longo dos cerca de 40 metros de altura do monumento.
«Os eventos desportivos, como esta celebração da qual tivemos o privilégio de fazer parte, constituem um campo muito fértil de inovação no domínio artístico. A união entre a arte e a tecnologia, potenciada por ferramentas emergentes como a Inteligência Artificial, tem-nos permitido criar experiências verdadeiramente originais e de grande impacto sensorial nesta área em particular», diz, em comunicado, Nuno Maya, director criativo do ateliê Ocubo.