Vista Alegre lança peça assinada pela artista francesa Françoise Pétrovitch
“Regarder les Oiseaux” (“Observar os Pássaros”) é o título de uma série de obras criadas pela artista francesa Françoise Pétrovitch e que está na origem da nova jarra do portefólio da Vista Alegre.
Criada no âmbito do Projecto Artistas Contemporâneos (PAC), trata-se de uma obra limitada e numerada a 500 exemplares, com um custo de 650 euros.
De acordo com Françoise Pétrovitch, o trabalho de inspiração para a colecção “Regarder les Oiseaux” começou durante o confinamento, sendo composta por obras «estimuladas por elementos simples e quotidianos que põem o imaginário em marcha. Os pássaros, aqueles que podemos observar através da janela, nos nossos livros, nos jardins, sucedem-se neste friso.»
No âmbito da parceria com a portuguesa Vista Alegre, a artista escolheu, entre o acervo da marca, uma «jarra redonda com o seu pescoço estreito e bojo largo». «Quando visitei os ateliês da marca fiquei impressionada com a multiplicidade de formas, a riqueza do savoir-faire e o brilho da porcelana. Os desenhos, entrecortados por intervalos intocados, fazem o branco do material realçar os desenhos de forma luminosa, como uma folha de papel onde se instala um desenho», sublinha a artista num comunicado divulgado pela Vista Alegre.
O Projecto Artistas Contemporâneos (PAC) é composto por peças originais e exclusivas, limitadas a duas edições numeradas por ano, assinadas por nomes de referência das artes plásticas e do design. Até ao momento, este projecto resultou em 23 criações.