Vista Alegre e IKEA terão fábrica em Ílhavo

VAO Grupo Vista Alegre Atlantis (VAA) vai construir uma nova fábrica de louça de mesa de grés, em Ílhavo, inteiramente destinada a fornecer a multinacional sueca IKEA, num investimento que irá rondar 19,5 milhões de euros. O contrato será assinado no próximo dia 3 de Abril nas instalações da Aicep, em Lisboa.

O projecto está nas mãos da empresa Ria Stone, que é participada na totalidade pelo Grupo VAA, e deverá resultar na criação de 144 postos de trabalho na região de Aveiro. Prevê o fabrico de 40 referências de peças em grés, com uma capacidade de produção instalada de 30 milhões de peças por ano, de acordo com uma informação publicada no Diário da República em Novembro do ano passado. Do total da produção, entre 85 e 90% será destinada ao mercado externo.

O projecto Ria Stone, que será implementado nos próximos dois anos, foi considerado de interesse estratégico e irá beneficiar de apoios no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, informa o documento.

A nova unidade irá integrar processos e métodos pioneiros desenvolvidos pela empresa, bem como inovações tecnológicas ao nível de equipamento fabril. “A opção pela monocozedura, em oposição à bicozedura actualmente utilizada, será o factor-chave de inovação de todo o processo produtivo que, respeitando os padrões de qualidade definidos ao menor custo, é, em termos ambientais, o menos poluente, por ter menor emissão de gases, prevendo-se também uma redução do volume de resíduos sólidos”, lê-se no despacho do Governo.

A Ria Stone — Fábrica de Louça de Mesa em Grés é uma empresa do Grupo VAA, tendo sido constituída em Junho de 2012, com vista à produção de artigos em grés para uso doméstico. A criação desta empresa resultou de um processo de selecção lançado pela IKEA com o objectivo de encontrar um fornecedor para três linhas de produtos de louça de mesa.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...