Visit Azores: Os Açores como nunca os viu

Não importa quantas vezes já visitou os Açores; há sempre algo nesta região insular que o vai deslumbrar e surpreender. Basta saber onde procurar! Para o ajudar nessa tarefa e dar a conhecer o lado menos explorado das nove ilhas e da cultura açoriana, a Direcção Regional do Turismo dos Açores criou o projecto Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos, um produto turístico que destaca os recursos habitualmente menos procurados ou mesmo desconhecidos da maior parte dos turistas.

O projecto Rotas Açores consiste num conjunto de rotas turísticas que permite conhecer e experienciar os Açores, a sua natureza e a sua cultura, de forma única, individualizada e personalizada. As rotas têm a duração de um dia ou meio dia, podem ser exploradas de maneira autónoma ou guiada e estão identificadas por grau de dificuldade, para que cada um possa escolher a melhor experiência para si.

O projecto arranca com três rotas temáticas dedicadas à Baleação, às Vinhas e aos Vulcões. A primeira rota convida a conhecer os vestígios da arte antiga da caça às baleias, que se manteve activa na região até aos anos 80 do século XX; a segunda concentra-se na natureza vulcânica, que é transversal às nove ilhas do arquipélago, explicando nestes itinerários tudo sobre este fenómeno geológico e o seu impacto na região; já a terceira dá a oportunidade de conhecer (e provar) a cultura da vinha nos Açores, que conta com nada menos do que cinco séculos, e se distingue a nível mundial pela influência dos solos vulcânicos.

As três rotas foram escolhidas pela «transversalidade das suas temáticas, que conseguem ser agregadoras de um território, por natureza, disperso, bem como pela sua importância económica, social e mesmo ambiental, considerados os três pilares fundamentais do desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável».

Os itinerários foram criados de acordo com os recursos e infra-estruturas anteriormente seleccionados, atendendo ao ponto de partida e de chegada, à duração, às formas de locomoção possíveis, graus de dificuldade e impacto pretendido para o circuito. Foram assim desenhados itinerários de meio dia e de um dia, sugerindo diferentes meios de transporte – e, na sua maioria, sujeitos a reserva prévia. «Todos os itinerários desenhados deverão valer por si mesmos. No entanto, têm uma dimensão de complementaridade entre eles, de forma a poderem contribuir para estadias mais prolongadas», explica a Visit Azores.

FOMENTAR A ECONOMIA LOCAL

Apesar de ser um produto de touring cultural e paisagístico, o projecto Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos pretende «valorizar uma outra dimensão da natureza dos Açores – a natureza humana. Neste sentido, o projecto procura não apenas gerar sinergias e complementaridade entre os diferentes recursos endógenos das ilhas do arquipélago, como integrar os seus habitantes na oferta», explica fonte oficial da Visit Azores.

Recursos culturais e naturais, ilhas, protagonistas de vivências, empresários, operadores, instituições públicas, equipamentos culturais, eventos temáticos e infra-estruturas de apoio surgem assim agregados, a partir de agora, sob uma marca única, garantindo ao visitante uma experiência completa, diversificada, harmoniosa e autêntica da cultura açoriana.

Os parceiros deste projecto são essencialmente as entidades gestoras dos equipamentos que integram os itinerários, tais como produtores de vinhos, adegas, associações ou câmaras municipais. Por outro lado, os itinerários são comercializados pelos Agentes Certificados, isto é, empresas turísticas da região que se encontram certificadas através da conclusão com aproveitamento dos workshops de capacitação de agentes. Nesse sentido, o website das Rotas Açores funciona como uma plataforma de informação e de pedido de reserva dos itinerários. Após o pedido de reserva, a comunicação passa a ser apenas entre o cliente e o Agente Certificado.

«As Rotas Açores traduzem-se num verdadeiro investimento e contributo do sector público na estruturação de produto turístico – neste caso, no produto touring cultural e paisagístico. Esta estruturação beneficia particularmente as empresas de animação turística e os operadores marítimo-turísticos exploradores das rotas criadas», sublinha fonte da Visit Azores. Além disso, ao promover circuitos turísticos em localidades menos procuradas, beneficiará ainda um conjunto alargado de serviços locais, como mercearias, cafés, restaurantes, alojamentos, entre outros.

«Este projecto favorece ainda o estabelecimento de parcerias entre os diferentes agentes locais subordinados ao mesmo fim, a criação de mecanismos de solidariedade, a construção de novas dimensões de território, o destaque das identidades regionais e locais em toda a sua autenticidade e o protagonismo da população local», acrescenta a mesma fonte.

COMBATER A SAZONALIDADE

Além de contribuir para a dispersão e distribuição dos turistas por todo o arquipélago, aproximando-os de locais e serviços anteriormente menos procurados, e de promover a sua permanência mais prolongada no território, o projecto Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos visa ainda alargar a “época alta” da actividade turística da região, estendendo-a de Fevereiro até ao final de Outubro. Para tal, as Rotas Açores não só reúnem temáticas que, por si mesmas, se desenvolvem em épocas distintas do ano – a Rota da Baleação decorre de Março a Outubro, sensivelmente; a Rota da Vinha de Agosto a Novembro; e a Rota dos Vulcões está disponível ao longo dos 12 meses do ano –, como capitalizam a programação cultural já existente na região em torno destes três temas, para gerarem pretextos exclusivos de deslocação ao território.

Para dar a conhecer este novo produto turístico, têm sido realizadas diversas acções de promoção, tais como viagens de familiarização com operadores turísticos nacionais, a presença com activações em eventos sectoriais como a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o Dia dos Açores em Fall River (no estado de Massachusetts, EUA), mas também através de iniciativas pontuais concretizadas no Dia Mundial do Turismo, no Encontro Regional do Turismo dos Açores e no Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo. O projecto conta ainda com a colaboração da Visit Azores na sua promoção junto dos mercados. Além disso, as Rotas Açores foram vencedoras do Prémio Nacional do Turismo 2022, na categoria de “Turismo Autêntico”, o que ajudou a trazer visibilidade a este novo produto.

«Por se tratar de um projecto muito recente, ainda não temos dados suficientes para aferir quais os mercados principais à procura das Rotas Açores. No entanto, estimamos que, numa primeira fase, o mercado principal seja o nacional, uma vez que é neste que estamos a centrar a nossa comunicação. Num futuro breve, esperamos iniciar a promoção nos principais mercados internacionais», frisa fonte da Visit Azores.

Segundo a mesma fonte, o objectivo para o futuro passa por consolidar as Rotas Açores enquanto produto de touring cultural e paisagístico, sendo que o projecto deverá ser alargado a outras áreas. «Neste momento, estão a ser desenhadas duas novas rotas ligadas às temáticas do turismo industrial e da exploração marítima, que se encontram em fase de levantamento de recursos e de parceiros. Contamos, em 2024, ter itinerários desenhados que valorizem a oferta disponível em cada uma das ilhas», revela.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.

Artigos relacionados