Viseu é o destino com maior crescimento doméstico no Airbnb
A pandemia de COVID-19 tem levado os portugueses a optarem por passar estas férias de Verão em Portugal, e muitas das vezes em destinos que não costumam ser muito procurados nesta altura. De acordo com os dados da Airbnb, Viseu, Vila Real, Castelo Branco e Santarém estão entre as tendências neste Verão.
Segundo os dados da plataforma de reservas, as viagens de proximidade (cujo destino de férias fica a menos de 500 km de distância da residência principal dos hóspedes) impulsionaram as receitas dos anfitriões em 30% nos meses de Julho e Agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esta tendência tem levado a que “regiões normalmente não associadas a viagens de Verão” estejam a registar a um crescimento anormal este ano. É o caso de Viseu (onde houve um aumento de 248% dos ganhos dos anfitriões), Vila Real (180%), Castelo Branco (164%) e Santarém (156%).
«Por outro lado, e apesar das restrições às viagens internacionais, os anfitriões em destinos insulares, como os Açores e a Madeira, ganharam mais este Verão com os viajantes de proximidade», sublinha o Airbnb em nota de imprensa.
Santa Bárbara de Nexe (Faro), Boliqueime (Faro), Pombal (Leiria), São João das Lampas (Lisboa), Gondomar (Porto), Monsanto (Castelo Branco), Póvoa de Lanhoso (Braga), Moreira (Porto), Lagoa (Faro) e Vilela (Vila Real) são outros dos destinos que registaram um grande crescimento das reservas, nos meses de Julho e Agosto, beneficiando desta procura por viagens de proximidade. «Ao viajar para estes destinos, os viajantes optaram por ficar em casas com piscina e espaço suficiente para desfrutar com a sua família. Por essa razão, os alojamentos marcados como “Casa”, “Villa” ou “Chalet” foram os mais procurados em Portugal», adianta o Airbnb.