Vinyle: o novo vinho branco de Susana Esteban
Depois da estreia em 2021, Susana Esteban lança Vinyle 2022, uma produção muito limitada de vinho branco com 1550 garrafas feitas a partir de vinhas velhas da Serra de São Mamede, vinificadas nas duas barricas usadas de 500 litros, que Emmanuele Lassaigne usou para fazer o seu champanhe Le Cotet.
O nome Vinyle surge numa homenagem a Lassaigne, devido à sua paixão pela música, em particular pelos vinis. «Quase todos os vinhos dele têm nomes de música, ele adora música. Na sua adega há sempre música e é ele que a põe, pode começar com música clássica e acabar com os ABBA, por exemplo. Já fui a festas em que ele era DJ no lançamento dos seus próprios vinhos. Muitas vezes é através da música que ele se expressa, daí ter escolhido o nome Vinyle para este vinho», explica, em comunicado Susana Esteban.
O resultado é um vinho «que tem a tosta fina de Champanhe. O nariz é subtil e delicado, fruto da combinação entre o aroma das vinhas da Serra com as barricas avinhadas com os vinhos base de Champagne, o que lhe confere uma complexidade única que se transmite na boca».
Os rótulos são desenhados por Rita Rivotti, a designer de eleição de Susana Esteban, que usou as duas barricas para replicar os discos de Vinil, que são o ponto de partida deste vinho.