VinoKilo: roupa de marca a peso, já no próximo fim de semana

Imagine o que seria comprar roupa como se fosse comprar batatas? Ou seja, na hora de pagar, o valor da peça é sinónimo do peso do “cesto”.
Este é um modelo que o consumidor há muito que está habituado a ver, mais em produtos alimentares, restaurantes e outras peças, não em roupa. Até agora. No próximo fim de semana poderá adquirir calças, camisas, camisolas, vestidos ou casacos e pagar pelo peso que têm, e não pela marca ou o valor da etiqueta no mercado tradicional.
Nos dias 27 e 28 de Julho, realizar-se-á em Lisboa, no 8Marvila, o maior evento de moda sustentável da Europa, o VinoKilo. Com 364 eventos no Velho Continente e 600 000 visitantes em 2023, este certame tornou-se num destino de eleição para compras em segunda mão e vintage.
Numa entrevista à Marketeer, Tereza Pohloudkova, responsável pela organização do VinoKilo, conta tudo sobre o que esperar deste mercado:

Antes de mais como nasceu a ideia de realizar este evento?

A Vinokilo foi fundada para dar às pessoas a oportunidade de comprar roupa em segunda mão como alternativa à moda em primeira, em grande escala. Queríamos dar a toda a gente, ou seja, a todos os níveis de rendimento e a todas as diferentes partes da sociedade, a oportunidade de escolher roupa já usada em vez da moda tradicional, devido às suas muitas vantagens. Uma delas é a sustentabilidade, que está no centro da Vinokilo. Dirigimo-nos a todas as grandes cidades, destacando as cidades estudantis da Europa Central, e oferecemos roupa ao preço do quilo. Os nossos eventos são minifestivais onde se pode esperar consumismo consciente, música, artistas, comida e bebidas. Alugamos um espaço na cidade durante um fim de semana e depois aparecemos com um monte de roupa vintage “fixe” para os nossos eventos pop-up.

Porquê no 8Marvila?

O 8 Marvilla foi-nos recomendado por lisboetas locais e foi amor à primeira vista. O ambiente único do espaço alinhava na perfeição com a estética do VinoKilo e com a ideia de cada evento ser um minifestival com comida e bebida, música e artistas locais. E sentimo-nos muito bem recebidos pelo Filipe e pela Mafalda, os coordenadores de eventos do 8Marvilla. Estamos sempre a actualizar o nosso conceito, a tentar dar uma experiência diferente aos amantes do vintage e a trabalhar com diferentes locais para criar experiências memoráveis.

Qual é o conceito do evento?

Na Vinokilo, queremos mostrar que é possível ter estilo e agir de forma sustentável ao mesmo tempo. O objectivo é tornar ainda mais fácil fazer compras de forma responsável, para o maior número possível de pessoas. Os nossos eventos centram-se na sustentabilidade, no estilo de vida e na moda, onde as roupas vintage e em segunda mão são vendidas ao preço do quilo.

 

 

O VinoKilo já teve outras edições e, inclusive, fora de Portugal? Como decorreram?
Sim, temos cerca de seis eventos por semana, que abrangem uma grande variedade de locais, desde as grandes capitais da União Europeia a cidades estudantis mais pequenas e animadas. Recebemos cerca de 2000 visitantes por evento.

Qual é o principal objectivo do VinoKilo?

A visão da nossa empresa é levar a nossa geração a consumir de forma diferente. Vendemos roupas vintage únicas como alternativa à moda rápida para um futuro responsável, acessível a toda a gente, com base na diversidade, nas pessoas e na paixão.

Quais são as marcas presentes?

Temos uma variedade verdadeiramente grande de marcas presentes: grandes casas de moda, marcas americanas adoradas, todas as marcas desportivas, temos marcas de moda notórias do milénio. Dito isto, também temos as que nunca ninguém ouviu falar e que vendem tão bem como qualquer grande, pela sua singularidade e estilo.

 

Como funciona o pagamento? Pesa-se a roupa?

Antes de efectuar o pagamento, os clientes podem testar o peso das peças de vestuário desejadas nas nossas balanças de teste. Quando os clientes estão prontos para a compra, pesamos as roupas e o peso determina o preço (com base no preço do quilo – é como comprar maçãs, por exemplo). Não utilizamos dinheiro e todos os pagamentos são efectuados através de cartão.

Portanto, o peso é que conta, independentemente da marca?

Sim, só o peso conta, independentemente da marca ou de materiais mais preciosos, por exemplo.

 Qual é o feedback do Vinokilo noutras cidades da Europa?

As pessoas gostam de vir aos nossos eventos em toda a Europa, não posso dizer onde somos mais ou menos populares. Recebemos reacções positivas de pessoas que aplaudem a ideia de revender roupa do ponto de vista da sustentabilidade, recebemos amantes da moda e caçadores de tesouros e ainda pessoas simplesmente curiosas. O que me deixa mais feliz é atrair pessoas que normalmente não pensariam em comprar roupa em segunda mão, que não pensam no impacto da indústria têxtil no planeta e nas pessoas. Estes clientes saem conscientes destas questões importantes e com tesouros que encontraram e adoram. Abertos a comprar em segunda mão e abertos a pensar de uma nova forma sobre o mundo em que vivemos.

Os consumidores são diferentes, que marcas são mais procuradas em Portugal?

Esta é uma pergunta muito curiosa. Quando penso nisso apercebo-me que não posso dizer, relativamente a qualquer país, quais são as marcas preferidas. Talvez consiga determinar as mais populares com base nas tendências actuais e, definitivamente, com base em categorias (como saias, blusas, etc.) que dependem da estação. Pelo que observámos, os nossos clientes procuram mais peças únicas do que roupa de marca.