Vinhos portugueses crescem na Noruega

cvr lisboa_2Portugal alcançou o 8º lugar no ranking de países exportadores de vinho para o mercado norueguês. Para responder ao aumento da procura, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) vai receber entre hoje e o próximo dia 15 a equipa de compradores de vinho do monopólio da Noruega, que “está interessada em aumentar o volume de importações destes vinhos no seu mercado”.

Durante os cinco dias da visita, os compradores noruegueses irão visitar nove produtores da CVR Lisboa, sendo que para o dia 14 está ainda agendada uma prova de cerca de 100 vinhos de mais de 20 produtores da região de Lisboa.

De acordo com a CVR Lisboa, em 2012 Portugal exportou cerca de 2,3 milhões de litros de vinho para o mercado norueguês, sendo que 1,4 milhões de litros (ou 61%) correspondem a vinhos da região de Lisboa. “Os vinhos desta região são os que mais têm contribuído para colocar Portugal no ranking dos grandes exportadores para a Noruega”, sublinha a CVR Lisboa em nota de imprensa.

Segundo a mesma fonte, o consumo de vinhos portugueses na Noruega tem crescido, sobretudo no segmento de brancos, tendo-se registado um aumento de 17,3% nos primeiros seis meses de 2013 face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o segmento de vinhos tintos continua a representar o grosso das transacções entre os dois mercados.

«O consumidor norueguês é cada vez mais cuidadoso com o teor alcoólico do vinho e esse perfil permite-nos prever algumas tendências do consumo. É esperado que, no médio e longo prazo, as vendas de tinto baixem alguma coisa e que as vendas de brancos, sobretudo, e depois de rosés e espumantes aumentem», vaticina Vasco d’Avillez, presidente da CVR Lisboa.

Artigos relacionados