Vinhos da Herdade dos Grous são os primeiros em Portugal com certificação sustentável

A Herdade dos Grous recebeu uma certificação inédita no sector em Portugal. Quem o diz é a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), segundo a qual este é o primeiro produtor nacional a ver a sua produção certificada como sendo sustentável. A partir de agora, irá envergar o selo que dá conta da nova conquista.

«Hoje damos início a uma nova era no sector vitivinícola nacional. A atribuição deste selo é passo histórico para o Alentejo e para o País, não só porque contribuímos para o reconhecimento de que é possível ser sustentável como um todo, como também porque projecta a imagem dos nossos vinhos nos mercados internacionais estratégicos que valorizam, e muito, as boas práticas de sustentabilidade», afirma João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).

De acordo com o responsável, é também importante reforçar que os consumidores que encontrarem este selo numa garrafa de vinho poderão estar certos de se trata de uma proposta com origem em produção sustentável.

A certificação é atribuída por quatro organismos (Bureau Veritas, Certis, Kiwa Sativa e SGS) que estão a trabalhar em colaboração com a CVRA. Entre os aspectos avaliados, contam-se a escolha de castas mais resilientes, a implementação de práticas agrícolas que potenciem a protecção dos solos e a promoção da biodiversidade ou o uso eficiente de energia e de água. Energias renováveis, embalagens mais sustentáveis e iniciativas de responsabilidade social junto dos colaboradores e comunidade local também são factores considerados.

«A Herdade dos Grous tem como missão produzir de modo sustentável, protegendo o ambiente, promovendo o bem-estar dos seus colaboradores e beneficiando a comunidade local na qual está inserida», sublinha Luís Duarte, gerente e enólogo da Herdade dos Grous.

No próximo ano, a CVRA adianta que é expectável que outras marcas, que também integram o PSVA, conquistem a mesma certificação e passem a exibir o selo nas suas garrafas.

Artigos relacionados