Vinho verde vai bem com… conversas sobre livros
Nos próximos dias 20 e 21, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) junta-se à editora Aletheia para desafiar os portugueses a conversar com um copo na mão. “Dois dedos de conversa sobre livros e vinhos verdes” é o mote de uma iniciativa que propõe entregar um pack em casa com tudo o que é preciso para aprender mais sobre dois mundos que aqui se entrelaçam.
Os participantes neste evento recebem um pack com um livro e uma referência de vinho verde que deverão fazer companhia durante uma das 10 sessões online previstas. Em cada sessão, subirá ao palco virtual oradores, enólogos e produtores para debates de cerca de uma hora, com moderação de Ana Colaço.
“Coração de Cão”, de Mikhail Bulgakov; “O Último Tigre do Rio”, de Jorge Paulino; “A incredulidade de Padre Brown”, de G. K. Chesterton; “Ao Sabor da Bíblia”, do chef Luís Lavrador, “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde; ou “Egipto, notas de viagem”, de Eça de Queiroz são alguns dos títulos liteterários que integram a iniciativa.
Já no campo dos vinhos, está confirmada a participação de marcas e produtores como Casa da Tojeira, Adega de Ponta da Barca, Solar das Bouças, Quinta da Raza, Vinhos Norte ou Quinta da Lixa.
Cada sessão tem um limite máximo de 50 participantes, que se poderão inscrever por 20 euros. Este valor inclui o envio para casa do pack com a garrafa do vinho em prova e o livro em apresentação.
Segundo Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, «juntar livros e vinhos verdes é uma conjugação natural, pois ambos são produtos de cultura e promovem o debate de ideias e a partilha». Em comunicado, o responsável explica que a acção surge num momento em que «o sector do vinho deve funcionar como alavanca a outros sectores, como é o caso das editoras que vêem a sua actividade bastante limitada».