Vinho português eleito o melhor do ano por revista especializada norte-americana
A revista norte-americana Food & Wine divulgou recentemente a sua lista dos 15 melhores vinhos de 2024, destacando os vinhos que, entre os mais de 1.000 degustados, impressionaram ao longo do ano. A seleção abrange uma ampla gama de preços e origens, desde opções acessíveis até exemplares de luxo, mas o grande destaque vai para o vencedor: um vinho português.
O Contacto Alvarinho 2022, de Anselmo Mendes, é descrito como um vinho branco português elogiado por sua mineralidade e textura, “com muito mais nuances do que se poderia esperar pelo preço”. A eleição é feita como sendo “o melhor custo-benefício em vinho branco do ano”.
“É produzido a partir de uvas Alvarinho cultivadas no norte de Portugal, ao longo do rio Minho, que faz fronteira com a Espanha (onde a uva é conhecida como Albariño). O nome ‘Contacto’ refere-se à técnica de Mendes de deixar as uvas em contato com as peles por um curto período para adicionar textura e profundidade, algo geralmente incomum em variedades brancas”, refere-se no site da revista especializada.
No segmento de luxo, é eleito o Champagne Louis Roederer Cristal Rosé 2013, foi reconhecido pelo seu potencial de envelhecimento e complexidade e pela sua capacidade de evoluir ao longo dos anos, mantendo-se vibrante e sofisticado.
A lista também inclui o Greywacke Marlborough Wild Sauvignon 2021 da Nova Zelândia, apreciado por seu caráter distintivo, e o Château St. Jean Cinq Cépages 1996. Outro destaque é o Hiedler Heiligenstein Riesling 2022 da Áustria, reconhecido por seu perfil refinado e mineral, que exemplifica a qualidade dos vinhos brancos austríacos, combinando frescura com complexidade.
A seleção da Food & Wine reflete a diversidade e a excelência do mundo dos vinhos, oferecendo opções que proporcionam experiências memoráveis aos apreciadores, independentemente do orçamento.