Vila Galé: Um ano de autenticidade e inovação

O ano de 2023 marca uma era de expansão e inovação para o Grupo Vila Galé, com a inauguração de quatro novos hotéis em território nacional, num investimento que superou os 50 milhões de euros. «Em cada empreendimento, procuramos contar uma história única, honrar a autenticidade e proporcionar experiências memoráveis», começa por explicar Catarina Pádua, directora de Marketing do Grupo Vila Galé.

Em Abril, começou a funcionar o Vila Galé Collection Monte do Vilar, um espaço de agroturismo, vocacionado para maiores de 16 anos, na herdade Vila Galé Clube de Campo, em Beja. Na mesma herdade, mas em Junho, também foi inaugurado o Vila Galé Nep Kids, um hotel com um conceito pioneiro em Portugal, construído de raiz para o público infantil. Neste espaço, os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças e toda a animação e infra-estrutura foram pensadas para os mais novos: piscinas com escorregas, uma minipista de condução, um lago onde é possível andar de gaivota, parede de escalada, slide, carros dos bombeiros, da GNR, uma ambulância e um eléctrico da Carris em tamanho real.

De realçar também que a tão esperada chegada do grupo aos Açores tornou-se uma realidade com a abertura do Vila Galé Collection São Miguel. Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, este hotel histórico, instalado num imóvel reabilitado, não é apenas uma adição à oferta hoteleira, mas uma celebração da história açoriana. «Com 92 quartos, restaurantes de alta qualidade e uma temática dedicada à história açoriana e à evolução da aviação, é uma homenagem à identidade insular», refere a responsável.

Em Tomar, também houve novidades, com a inauguração do Vila Galé Collection Tomar. Esta unidade hoteleira abriu portas em Julho e surgiu após a recuperação de dois edifícios emblemáticos na cidade: o antigo Convento de Santa Iria e o ex-Colégio Feminino. Dedicado à Ordem dos Templários, este hotel possui 100 quartos, piscinas exteriores para adultos e com escorregas para crianças, parque infantil, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida, restaurantes e dois bares, além da sala de jogos, biblioteca, capela, jardins, espaços para eventos e estacionamento com posto de carregamento para veículos eléctricos. «Ao recuperar o Convento de Santa Iria e o ex-Colégio Feminino, criámos um espaço temático dedicado à Ordem dos Templários. Trata-se de uma homenagem à riqueza cultural de Tomar», destaca.

Ao olhar para o futuro, a profissional de Marketing revela o estado de espírito do grupo: «Estamos entusiasmados por anunciar a nossa presença em novas geografias, abrindo portas para experiências únicas.» Em Outubro de 2023, o Grupo Vila Galé desembarcou em Cuba com o resort all-inclusive Vila Galé Cayo Paredón. Além disso, as expectativas ficaram, igualmente, elevadas para 2024, com a abertura já anunciada do Vila Galé Isla Canela, em Espanha. Para Catarina Pádua, estes empreendimentos são mais do que uma expansão, são elementos de uma narrativa, onde a inovação e a autenticidade convergem para criar experiências.

A MAGIA DO NATAL

Com 41 unidades hoteleiras sob sua gestão, o Grupo Vila Galé assume o compromisso de transformar a época natalícia em momentos mágicos para os hóspedes. Catarina Pádua começa por abordar a importância desta quadra: «O Natal é uma época bastante especial e muito familiar, pelo que o nosso trabalho nos hotéis passa por recriar o ambiente e o “calor humano” que os hóspedes teriam em casa.»

A preocupação estende-se também à personalização das instalações, gastronomia e entretenimento. «Temos sempre decoração adequada à época; adaptamos também os menus, incluindo algumas iguarias tradicionais; proporcionamos animação temática, por exemplo, para as crianças no Natal ou com momentos musicais na passagem de ano. Esta é uma época de construção de memórias e de momentos que perduram no tempo e, enquanto anfitriões do hotel, trabalhamos para corresponder às expectativas», detalha.

No que concerne às actividades programadas para a quadra natalícia, a responsável de Marketing começa por destacar as propostas de alojamento e gastronomia pensadas para quem quer ter uma experiência em família. Nesse sentido, mais do que uma estadia, pretende-se uma «experiência exclusiva ». Com valores entre os 105 e os 220 euros, o grupo disponibiliza vouchers presente, que se dividem em: bronze, prata, ouro ou platina. Incluem uma noite para duas pessoas com pequeno-almoço num dos 41 hotéis Vila Galé em Portugal ou Brasil, ainda que possa variar o calendário de utilização.

Para utilizar nos Satsanga Spa & Wellness, a profissional destaca os vouchers Massagem (80 euros) e Massagem a dois (140 euros). Já o voucher Gourmet (60 euros), explica, permite usufruir de uma experiência gastronómica para duas pessoas nos restaurantes Inevitável e Versátil dos hotéis Vila Galé ou nas pizzarias Massa Fina. Por último, o voucher Valor (50 euros) que pode ser descontado em serviços de alojamento ou de restauração nas unidades do grupo. A título informativo, estes vouchers podem ser adquiridos online, através do site do Vila Galé, ou em qualquer hotel da rede.

No que concerne à afluência do público durante esta quadra, o grupo regista que existe um aumento do número de famílias que procuram hotéis para se reunirem e celebrarem este período festivo. «Esta afluência explica-se pela comodidade em termos de alojamento, mas também no que diz respeito às refeições. Assim todos podem aproveitar e conviver e ninguém fica sobrecarregado com as tarefas domésticas», justifica.

JORNADA DE SABORES

O Grupo Vila Galé opera também na produção de vinhos e azeites, o que ajuda a oferecer experiências diferentes aos clientes, nomeadamente através de visitas às adegas, provas de vinhos e azeites, workshops de culinária ou vindimas. Segundo a responsável, verificou-se «uma procura crescente destes produtos no Clube de Campo Vila Galé, onde está a Santa Vitória e onde estão os hotéis: Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive; Vila Galé Nep Kids e Vila Galé Collection Monte do Vilar. E também no Vila Galé Douro Vineyards, localizado na Quinta do Val Moreira. Naturalmente que, em paralelo, o grupo vende os produtos das duas marcas nos seus hotéis, em grandes superfícies e em lojas especializadas».

O primeiro projecto de vinhos do Grupo Vila Galé, a Santa Vitória, por exemplo, já conta com mais de 20 anos a produzir na região do Alentejo. Recentemente, também foram lançados dois novos vinhos que destacam a inovação contínua na produção de vinhos. Em relação ao Santa Vitória Syrah 2021, foi produzido a partir de uma parcela de vinha com 20 anos, esteve quatro dias em maceração a frio, seguindo-se a fermentação alcoólica durante nove dias. Estagiou em barricas de carvalho francês durante 14 meses e foi engarrafado a 7 de Junho de 2023, sendo uma edição limitada de 1444 garrafas.

Já o Val Moreira Vinha D’Arte 2018, é um «field blend» composto por mais de 20 castas, estagiou 18 meses em barricas de 500 litros de carvalho francês, ao qual se seguiu um estágio em garrafa de 36 meses. Trata-se, também, de uma edição limitada que pretende homenagear os vinhos clássicos da região demarcada do Douro. Além disso, o grupo prepara-se para entrar numa nova região vitivinícola, a dos vinhos verdes, com o projecto no Paço do Curutelo, próximo de Ponte de Lima.

PROJECTOS PARA O FUTURO

O Grupo Vila Galé está prestes a transformar o cenário hoteleiro em 2024, com três projectos inovadores. A partir de Abril, vai assumir a gestão do emblemático Grande Hotel da Figueira, na Figueira da Foz, onde será realizada uma grande renovação, incluindo a adição de uma pizzaria Massa Fina, piscina exterior e lounge, bem como uma área de spa completa com sauna, banho turco, duche Vichy, salas de massagens e ginásio. O hotel, ícone arquitectónico dos anos 50, promete oferecer, desta forma, uma experiência personalizada, mantendo- se fiel à sua estética pós-modernista.

Além disso, a expansão internacional da marca visa incluir a abertura do Vila Galé Isla Canela, em Espanha, com uma remodelação total prevista para o Inverno de 2023/2024. Com acesso directo à praia, o novo hotel contará com 300 quartos, diversas piscinas, restaurantes, bares, spa, ginásio e áreas dedicadas às crianças.

Em Viana do Castelo, perto de Ponte de Lima, o Vila Galé embarcou no já mencionado projecto de enoturismo ao requalificar o Paço do Curutelo. Este novo empreendimento vai incluir um hotel, com 87 quartos, piscinas, salão de eventos, biblioteca, restaurantes e uma área museológica dedicada à história local, além de uma adega e vinhas.

No futuro, o Grupo Vila Galé quer continuar a proporcionar aos seus clientes histórias e experiências inesquecíveis.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Natal”, publicado na edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.

Artigos relacionados