Vila Galé: Proporcionar refeições ricas e variadas

Ao longo do tempo, a cadeia hoteleira Vila Galé tem vindo a lançar diferentes iniciativas temáticas e submarcas na área da gastronomia, como os restaurantes Inevitável (com serviço à la carte e de inspiração mediterrânica), os restaurantes Versátil, as pizzarias Massa Fina, o Vila Galé Café (ideal para apreciar refeições ligeiras, onde se pode trabalhar, estudar ou fazer uma pausa) ou a Cervejaria Portuguesa, no Brasil.

Alguns destes conceitos são inclusive inspirados na temática ou na história do hotel em que estão inseridos. Por exemplo, no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, todas as sextas-feiras são realizados os Jantares de Poesia – o tema desta unidade – em que há declamação de poemas ao longo do serão. Sendo uma unidade hoteleira num palácio do século XV, de onde – segundo reza a história – o rei D. Manuel I via partirem as caravelas portuguesas a caminho da Índia, está também disponível diariamente o Chá da Rainha, que recria este ritual e que foi, entretanto, disponibilizado noutros hotéis do segmento Collection, nomeadamente em Braga, Elvas e Alter do Chão. E ainda o Almoço d’el Rey, que inclui um prato tipicamente português, entrada e sobremesa.

No Vila Galé Ópera, em Lisboa, o grupo tem vindo a promover jantares com exibições de música lírica, todos os sábados. Já os hotéis mais vocacionados para o turismo de natureza e ecoturismo, como os Vila Galé Douro Vineyards, Sintra, Serra da Estrela, Collection Alter Real ou Alentejo Vineyards, convidam a realizar piqueniques ao ar livre, que permitem desfrutar da envolvência e são ideais para famílias, por exemplo.

«A Vila Galé aposta fortemente na gastronomia diversificada e de qualidade, encarando-a como um pilar da marca e da oferta hoteleira do grupo, por ser diferenciador e permitir proporcionar aos clientes experiências mais enriquecedoras», sublinha Catarina Pádua, directora de Marketing do Grupo Vila Galé. «Consideramos que esta aposta também é uma forma de dar a conhecer os produtos que fazem de Portugal um destino único a nível gastronómico, como os queijos, enchidos, pão, vinhos, azeites ou peixe», acrescenta.

APOSTA NA SAZONALIDADE

A preocupação com a utilização de produtos sazonais e de produção local é uma constante nos restaurantes da Vila Galé e transversal à oferta gastronómica do grupo. Uma aposta que está bem patente, por exemplo, na iniciativa “12 Meses, 12 Pratos”, promovida nos hotéis de 4 estrelas da rede em Portugal e também no Brasil.

No âmbito desta iniciativa, em cada mês, nestas unidades hoteleiras, é destacado um prato tradicional da gastronomia nacional, privilegiando os produtos de época e os produtores locais. Desde o início do ano, foram já servidos pratos como a Francesinha (em Janeiro) ou o Bacalhau Espiritual (Abril), estando previstas para breve novas iguarias, como o Atum à Algarvia (em Junho) ou o Choco Frito (Agosto).

«Temos também, aos domingos ao almoço, propostas específicas em diferentes hotéis, por serem típicas das regiões onde estão inseridos, como o Cabrito Assado no Vila Galé Collection Douro, o Cozido à Portuguesa no Vila Galé Coimbra ou o Buffet do Mar, no Vila Galé Ericeira», lembra Catarina Pádua. Também o buffet alentejano é uma opção a não perder nos hotéis da região – Vila Galé Collection Alter Real, em Alter do Chão, aos sábados ao jantar, e no Vila Galé Évora e Vila Galé Alentejo Vineyards, aos domingos ao almoço.

Para os que privilegiam uma alimentação mais saudável e regrada, a Vila Galé apresenta a carta Green & Fresh, que já está disponível em praticamente todos os hotéis do grupo. Este menu inclui pratos detox, vegetarianos e vegan e também opções sem glúten e sem lactose, sumos e smoothies. «A preocupação com a alimentação saudável, com o bem-estar e com a sustentabilidade é crescente, pelo que era essencial reforçar a oferta, o que fizemos com o lançamento da carta Green & Fresh», explica a directora de Marketing do Grupo Vila Galé.

Além das ofertas já referidas, o grupo tem ainda o brunch de domingo nos hotéis Vila Galé Ópera – onde é possível usufruir de take away e delivery –, Vila Galé Sintra, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Cascais e Vila Galé Porto Ribeira, no Porto. Neste hotel, está ainda disponível todos os dias o serviço de take away e delivery de pequeno-almoço.

VIAJAR PELOS SABORES INTERNACIONAIS

Contudo, nem só a gastronomia portuguesa tem lugar à mesa dos hotéis Vila Galé. Entre outras gastronomias internacionais, a italiana tem ganho destaque no seio do grupo através dos restaurantes próprios Massa Fina, um conceito que começou no Vila Galé Estoril, mas que entretanto já conta com seis espaços em Portugal, localizados próximos ou integrados nos hotéis. O mais recente abriu no Vila Galé Porto, somando-se aos restaurantes da Praia da Galé, Vilamoura (Vila Galé Ampalius), Lagos e Armação de Pêra (Vila Galé Náutico). Já no Brasil, todas as 10 unidades da Vila Galé contam com pizzarias Massa Fina.

Esta cadeia de restaurantes distingue-se pelas suas pizzas artesanais – embora o menu inclua outros pratos italianos, como massas e risottos –, pela qualidade, localização e ambiente descontraído. No caso de Portugal, quase todos os espaços têm esplanada e também disponibilizam take away. «Notamos uma procura crescente por parte dos clientes, o que acreditamos que se explica pelas características deste conceito. Vemos também que são cada vez mais uma opção para almoços e jantares de grupo», refere Catarina Pádua, acrescentando que, na sequência deste sucesso, o grupo está a «estudar a abertura de mais pizzarias Massa Fina em Portugal».

Dando seguimento a esta aposta na gastronomia italiana, o Grupo Vila Galé estreou recentemente um novo brunch italiano no Vila Galé Estoril, que está disponível aos domingos. Focaccia, bruschetta de tomate e pesto, palitos de mozzarella, sopa minestrone, pizzas, risotto de espargos, linguine com mexilhão ou tagliatelle à carbonara são algumas das opções, mas também saladas, tábuas de queijos e enchidos, panna cotta, tiramisú e profiteroles com chocolate e gelados.

O preço por pessoa é de 22 euros (com bebidas seleccionadas incluídas) e as crianças até aos 12 anos têm 50% de desconto. «O conceito de brunch tem muita adesão e a comida italiana também é muito apreciada. Acreditamos que juntar ambos é bastante diferenciador – até porque não existe muita oferta semelhante – e, até agora, a adesão tem sido boa», adianta Catarina Pádua.

Também a gastronomia brasileira, como não poderia deixar de ser, tem um peso relevante na oferta da Vila Galé, que faz questão de garantir uma espécie de “intercâmbio gastronómico” entre os dois países onde tem actividade. Nesse sentido, nos hotéis do grupo em Portugal é possível provar pratos como o buffet de Feijoada à Brasileira – com o típico feijão preto com linguiça, a farofa com bacon, a couve mineira, bolo de brigadeiro ou quindins de coco – aos almoços de sábado nos hotéis Vila Galé Ópera (Lisboa), Vila Galé Porto e Vila Galé Cascais. E ainda desfrutar de música ao vivo com banda de samba de mesa. Já no Brasil, o grupo recriou uma Cervejaria Portuguesa, cujo menu inclui pratos e petiscos bem tradicionais, como o Polvo à Lagareiro, Arroz de Marisco, Bife à Marrare ou Bitoque.

SELECÇÃO DE VINHOS E AZEITES

O Grupo Vila Galé conta ainda no seu portefólio com os vinhos e azeites das marcas próprias Santa Vitória (do Alentejo) e Val Moreira (do Douro), que complementam e enriquecem a proposta gastronómica do grupo. Esta ligação entre as duas áreas permite proporcionar experiências dedicadas ao enoturismo e olivoturismo, como provas de vinhos e azeites, workshops de gastronomia regional, jantares vínicos, visitas às adegas e até participação nas vindimas ou na apanha da azeitona, «que são muito procuradas pelos clientes, que podem fazer parte da pisa a pé no lagar e aprender sobre todo o processo de produção do vinho e azeite», convida Catarina Pádua.

Entre as novidades mais recentes no segmento dos vinhos está o novo monovarietal Sauvignon Blanc, da Santa Vitória. Já quanto à marca Val Moreira, em Junho será lançado o novo Colheita Rosé e, para o final do ano, está previsto o lançamento de um tinto que representará os grandes tintos do Douro.

«Cada vez mais, quem nos visita procura experiências gastronómicas e descobrir os sabores locais, por isso a área de alimentação e bebidas tem vindo a crescer bastante, também graças à diversidade que temos na Vila Galé», explana a directora de Marketing do grupo hoteleiro, assegurando que «a gastronomia já é um factor de decisão na escolha de um destino e até do alojamento e da marca hoteleira».

LUTA CONTRA O DESPERDÍCIO

Com uma oferta tão variada na área da gastronomia, a Vila Galé assume uma crescente preocupação com a sustentabilidade, com a gestão adequada da produção alimentar e com a redução do desperdício e da pegada ambiental. Por isso, recentemente, assinou uma parceria com a Too Good To Go, cujas Magic Boxes passaram a disponibilizar diariamente cabazes de pequeno-almoço, preparados nas unidades do grupo, por 2,99 euros.

A novidade está disponível nos hotéis Vila Galé Porto Ribeira (Porto), Vila Galé Ópera (Lisboa), Vila Galé Lagos, Vila Galé Náutico (Armação de Pêra), Vila Galé Atlântico (Praia da Galé), Vila Galé Cerro Alagoa (Albufeira), Vila Galé Ampalius (Vilamoura), Vila Galé Marina (Vilamoura), Vila Galé Tavira e Vila Galé Albacora (Tavira).

Já aos domingos, estão disponíveis Magic Boxes de brunch, por 3,99 euros, nos hotéis Vila Galé Ópera (Lisboa) e Vila Galé Porto Ribeira (Porto). Nas unidades do Algarve – Vila Galé Lagos, Vila Galé Náutico (Armação de Pêra) e Vila Galé Cerro Alagoa (Albufeira) – é ainda possível encomendar almoço e jantar por 4,99 euros.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.

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