Vila Galé: O hotel onde a diversão nunca acaba

Um hotel pensado de raiz para as crianças! É este o posicionamento do novo Vila Galé Nep Kids, na Herdade da Figueirinha, perto de Beja, uma unidade que é um autêntico paraíso de diversão infinita para os mais novos. Ou não tivesse atracções como uma Ilha do Tesouro com um lago para andar de gaivotas, um parque aquático com várias piscinas exteriores, pista de condução, slide, parede de escalada, trampolins, carrossel, campos desportivos (de padel, beach ténis e multiusos) ou sala de cinema.

A novidade do Grupo Vila Galé, que abriu portas a 1 de Junho (Dia da Criança), transporta a diversão para todas as áreas, incluindo para os 80 quartos (dos quais 64 com capacidade para alojar dois adultos e duas crianças), onde existem beliches com escorregas e toda uma decoração alusiva a contos infantis – que podem ser escutados através da leitura dos QR Codes nas paredes. O conceito do hotel é inspirado na mascote Nep, que está associada à protecção dos mares e cuidados ambientais, reforçando a mensagem da sustentabilidade.

No exterior, é possível ainda encontrar um carro dos bombeiros, uma ambulância, uma viatura da GNR, um autocarro – todos em tamanho real – e um museu dos correios que também prometem muita diversão aos mais pequenos neste hotel, onde todos os dias há um programa de animação diurna e nocturna assegurado por uma equipa de animadores. O spa é igualmente pensado para os mais novos, com propostas e massagens adequadas à sua idade, assim como todo o conceito gastronómico.

«Este hotel era um sonho antigo da Vila Galé e é um investimento pioneiro, precisamente por ser pensado de raiz para crianças e ter uma oferta única», afirma Gonçalo Rebelo de Almeida, CEO do Grupo Vila Galé. «O posicionamento da Vila Galé já está muito associado a turismo de famílias e a oferta para crianças – por exemplo, as crianças até aos 12 anos não pagam quando ficam alojadas no mesmo quarto dos pais. O Vila Galé Nep Kids, onde investimos cerca de 13 milhões de euros, vem reforçar essa oferta e identidade da marca», salienta, acrescentando que este é um conceito que poderá vir a ser «replicado não só no Brasil, como noutros pontos de Portugal ou noutras geografias».

Este investimento insere-se no projecto de diversificação das propostas da herdade do grupo no Alentejo, que agora se designa Clube de Campo Vila Galé e passa a agregar três unidades hoteleiras com conceitos distintos: o Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive (ex-Vila Galé Clube de Campo), um hotel rural vocacionado para o enoturismo, olivoturismo e turismo de natureza; o Vila Galé Collection Monte do Vilar, um agroturismo de charme, para maiores de 16 anos, inaugurado em Abril passado; e o Vila Galé Nep Kids. «Além desta oferta hoteleira tão diferenciada no mesmo local, temos produção de vinhos e azeites, actividades equestres, criação de gado e plantação de várias frutas», convida Gonçalo Rebelo de Almeida.

DOS AÇORES AO INTERIOR

Contudo, estas não são as únicas novidades do Grupo Vila Galé este ano. A cadeia hoteleira tem dado continuidade ao seu plano de expansão e, recentemente, abriu a sua primeira unidade nos Açores. Fruto de um investimento de cerca de 15 milhões de euros, o Vila Galé Collection São Miguel é uma unidade de charme que resulta da reabilitação de partes dos edifícios onde antigamente funcionava o hospital de São Francisco, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.

Este hotel é composto por 92 quartos, dois restaurantes dedicados à gastronomia regional, dois bares, piscina exterior, Satsanga Spa & Wellness (com piscina interior e oferta diversificada de massagens e tratamentos estéticos), Clube Nep e salas de reuniões. Tal como as restantes unidades do grupo, trata-se de um hotel temático, sendo dedicado à história dos Açores, da aviação e das comunidades açorianas.

«Já queríamos estar nos Açores há muito tempo, até porque era a única das principais regiões de turismo nacionais que ainda não tinha a marca Vila Galé. Finalmente, foi possível concretizar esse objectivo e complementar o nosso portefólio a nível geográfico. E acreditamos que será muito bem recebido, dado o dinamismo do turismo em São Miguel e até em todo o arquipélago. Até agora, tem corrido muito bem», frisa o CEO do Grupo Vila Galé.

A quarta unidade inaugurada pelo grupo este ano, até ao momento, foi o Vila Galé Collection Tomar. Aberto a 1 de Julho – mesmo antes da Festa dos Tabuleiros, a mais emblemática em Tomar –, este hotel tem como conceito a Ordem dos Templários, que inspira a decoração de diferentes espaços, além de uma grande ligação aos sabores e tradições locais, que se reflectem, por exemplo, na utilização de produtos regionais na cozinha ou nas massagens e tratamentos do spa, que incluem propostas com produtos e aromas que remetem para a região.

Localizado num edifício histórico, onde antigamente funcionavam o antigo Convento de Santa Iria e o colégio feminino, o Vila Galé Collection Tomar tem um total de 100 quartos – 40 dos quais serão concluídos em Setembro –, piscinas exteriores para adultos e escorregas para crianças, parque infantil, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida e salas de massagens, capela, jardins e espaço para eventos com capacidade para mais de 200 pessoas. Representou um investimento a rondar os 15 milhões de euros.

Tanto o Vila Galé Collection São Miguel como o Vila Galé Collection Tomar resultam, assim, de projectos de reabilitação, dando seguimento àquela que tem sido uma das principais apostas do grupo português. «É uma estratégia que temos vindo a seguir e que é claramente para manter. A aposta na reabilitação é uma forma de dar nova vida a imóveis que estavam vazios e degradados, preservando o nosso património e história e, ao mesmo tempo, proporcionando uma experiência diferenciadora aos nossos clientes», promete Gonçalo Rebelo de Almeida.

Quanto ao Vila Galé Collection Tomar, reforça outras prioridades do grupo, que é o investimento no interior do País. «Acreditamos que, enquanto empresa sólida e com boa saúde financeira, temos obrigação de puxar pelo interior do País e de dar a conhecer a sua riqueza cultural, gastronómica, natural, gerando mais emprego e contribuindo para atenuar as assimetrias. Essa também é uma forma de criar ou desenvolver novos pólos turísticos, evitando a sobrecarga de turismo nalgumas zonas e estimulando uma melhor distribuição dos turistas pelo território. Além disso, quanto maior a diversidade de experiências e destinos oferecidos, mais argumentos temos para captar novos públicos e segmentos – ecoturismo, olivoturismo, turismo cultural, turismo equestre, birdwatching, surf e mergulho, turismo de saúde – atenuando a sazonalidade e aumentando as estadas médias», reitera.

OPTIMISMO PARA O VERÃO

As quatro unidades inauguradas este ano pelo Grupo Vila Galé representam um investimento total de 50 milhões de euros. Além disso, o grupo investiu, até ao momento, cerca de seis milhões de euros em renovações nos seus hotéis em território nacional, onde se destacam a renovação de quartos familiares no Vila Galé Náutico (Armação de Pêra), os novos espaços no Vila Galé Collection Elvas, ou a redecoração do lobby e salas de reuniões no Vila Galé Ópera, em Lisboa.

O balanço das novas unidades é, até ao momento, bastante positivo. «A procura tem corrido bastante bem e correspondido às expectativas. Por exemplo, o Vila Galé Nep Kids, dado o seu conceito totalmente inovador, tem tido muita procura por parte de famílias com crianças e, nestes meses de Verão, tem estado sempre praticamente cheio», revela o CEO do grupo.

De acordo com Gonçalo Rebelo de Almeida, de um modo geral, as expectativas do grupo é que este Verão seja idêntico ao de 2022, que foi «bastante positivo», ainda que seja recomendada alguma prudência nas previsões para o que resta do ano, dado o contexto económico. «Até agora, os resultados, em termos de ocupação e reservas, estão em linha com os do ano passado. Quanto à performance para o resto do ano, estamos optimistas, mas tudo está dependente da evolução da conjuntura económica. Há que ter em conta e estar preparados para o impacto de factores como a inflação ou a subida das taxas de juro, que podem reduzir o rendimento disponível das famílias e das empresas. Seja para fazerem férias e escapadas, no primeiro caso, seja para realizarem viagens e eventos corporativos, no segundo », conclui o CEO do Grupo Vila Galé.

FAMÍLIA VILA GALÉ EM CRESCIMENTO

Em 2024, o Grupo Vila Galé vai dar novos passos no seu plano de expansão, a nível nacional e internacional, tendo já três inaugurações previstas:

  • Vila Galé Collection Paço do Curutêlo, um projecto de enoturismo e produção de Vinhos Verdes em Ponte de Lima, Viana do Castelo;
  • Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, que será o primeiro hotel da linha Collection no Brasil. Terá 124 quartos, spa com piscina interior, salas de massagem, ginásio, campos polidesportivos e centro náutico, entre outras valências;
  • Vila Galé Collection Ouro Preto, que resultará da reabilitação do antigo colégio Dom Bosco, em Minas Gerais, no Brasil, num investimento de 80 milhões de reais (cerca de 15 milhões de euros).

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.

Artigos relacionados