Vila Galé: Diversificação de oferta gastronómica

A diversidade e a boa oferta gastronómica são elementos que diferenciam e posicionam os hotéis do Grupo Vila Galé. Um grupo que tem vindo a fazer uma forte aposta em diferentes conceitos adequados às diferentes localizações, tipos de hotel e que respondam às expectativas dos clientes e às tendências.

Uma das grandes apostas, nos seus hotéis em Portugal, tem passado pela disponibilização de diferentes buffets temáticos. O objectivo é não só divulgar a gastronomia local, mas também ter diferentes propostas gastronómicas que enriqueçam a experiência dos clientes.

Os almoços de sábado no hotel Vila Galé Ópera são, agora, marcados pela gastronomia brasileira. «A feijoada à brasileira aos sábados ao almoço é uma tradição no Brasil, que quisemos trazer para Portugal. Uma vez que a Vila Galé está nos dois países, e privilegia a partilha e a divulgação da cultura, sabores e tradições entre ambos, fazia todo o sentido ter essa oferta num dos hotéis em Portugal», explana Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé. Em sentido inverso também têm um buffet de almoço português aos domingos, em alguns dos hotéis Vila Galé no Brasil. E abriram recentemente a Cervejaria Portuguesa no Vila Galé Fortaleza, um novo conceito dedicado aos petiscos mais famosos em Portugal. No caso da feijoada, fazem questão de a apresentar exactamente como se faz no Brasil, com linguiça, a farofa com bacon, a couve-mineira, mas tendo também caipirinhas e outras iguarias brasileiras, como banana frita, as coxinhas de frango ou o creme de abóbora com noz- -moscada. Sem esquecer as típicas sobremesas: pudim de leite, bolo brigadeiro, bolo de aipim e quindins de coco. Durante o almoço, há ainda actuações de samba. «Queremos que os clientes se sintam como se estivessem mesmo no Brasil e tem tido uma boa adesão.»

Além dos buffets temáticos, a Vila Galé disponibiliza ainda, em alguns dos seus espaços, brunch aos domingos (com opções de take away e delivery no Vila Galé Ópera e no Vila Galé Porto Ribeira), piqueniques, os chás das cinco e da rainha, noites portuguesas com barbecue, corners do mundo, a iniciativa “12 meses, 12 pratos” (que divulga a gastronomia regional) e o NEP Lounge (restaurante existente com propostas especiais para os mais pequenos sobretudo nos resorts no Brasil).

«Temos vindo a diversificar as submarcas nesta área e as nossas iniciativas gastronómicas para que sejam uma opção para os hóspedes que estão nos hotéis, mas também para clientes de fora», explana Gonçalo Rebelo de Almeida. Nesse contexto contam com o conceito italiano Massa Fina, pizzarias cuja oferta se distingue pelas pizzas artesanais e ambiente descontraído. Actualmente, a marca conta com cinco espaços em Portugal (Estoril, Albufeira – na Praia da Galé –, Vilamoura, Lagos – no Vila Galé Lagos – e Armação de Pêra – no Vila Galé Náutico) e nove no Brasil. Em breve, abrirá uma pizzaria Massa Fina no hotel Vila Galé Porto, que será a estreia no norte do País.

Além das pizzarias Massa Fina, existem em vários hotéis Vila Galé também os restaurantes Inevitável, com serviço à la carte e cuja oferta se define pela cozinha de alta qualidade, de inspiração mediterrânica. Outra opção é o Vila Galé Café, existente no Vila Galé Ampalius (Vilamoura) e também no Brasil. São espaços de decoração acolhedora, ideais para apreciar refeições ligeiras e onde se pode trabalhar, estudar ou fazer uma pausa.

Uma variada oferta que é comunicada através de redes sociais, newsletters e publicidade em meios de comunicação especializados (online e em papel).


CONHEÇA OS BUFFETS TEMÁTICOS

  • Feijoada à brasileira, todos os sábados no Vila Galé Ópera;
  • Buffet do mar, no Vila Galé Ericeira (aos domingos ao almoço), Vila Galé Collection Alter Real e Clube de Campo (às sextas-feiras ao jantar);
  • Buffet alentejano, no Vila Galé Collection Alter Real (aos sábados ao jantar) e Vila Galé Évora e Vila Galé Clube de Campo (aos domingos ao almoço);
  • Buffet de açordas, no Vila Galé Collection Alter Real (aos domingos ao almoço);
  • Almoço de cataplanas, no Vila Galé Collection Praia (todos os dias);
  • Cabrito assado, no Vila Galé Collection Douro (aos domingos ao almoço);
  • Jantares com Poesia, no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, todas as sextas-feiras, que incluem declamação de poesia.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Desde Março, os Vila Galé passaram a disponibilizar também opções detox, vegetarianas e vegan, com a nova carta Green & Fresh. Trata-se de uma opção em linha com a diversificação da oferta que o grupo tem vindo a fazer, atendendo às tendências e à procura que vai surgindo. Gonçalo Rebelo de Almeida lembra que já disponibilizam há algum tempo, gratuitamente e em todos os hotéis, um pequeno-almoço sem glúten, apto para celíacos. Também incluem opções sem lactose nos buffets e nas diferentes propostas gastronómicas. E, mais recentemente, lançaram esta nova carta Green & Fresh, com o objectivo de ter mais propostas benéficas para a saúde e nutricionalmente equilibradas, que têm em conta as crescentes preocupações com o bem-estar e com a alimentação saudável, mas também com a sustentabilidade, frescura e qualidade dos produtos. «Para garantir a qualidade, frescura e equilíbrio nutricional, temos sempre muito cuidado com a selecção dos fornecedores e com as condições de entrega dos produtos.»

Esta carta inclui pratos como creme funcional de abóbora com chia, sopa verde detox, strogonoff de beringelas, risotto de cogumelos silvestres ou moqueca de palmitos. Mas também sobremesas como leite creme vegetal, creme de pina colada ou banana assada com canela. Contando também com opções sem glúten e sem lactose, inclui ainda bebidas, como sumos detox e smoothies. A carta Green & Fresh está disponível em quase metade dos hotéis Vila Galé em Portugal e a intenção é que chegue a mais unidades do grupo em breve.


REFORÇO NO ENOTURISMO

O grupo tem também presença na área agrícola e vinícola. A marca Santa Vitória é dedicada à produção de vinhos e azeites regionais alentejanos na Herdade de Santa Vitória, onde fica o hotel Vila Galé Clube de Campo. Já a marca Val Moreira identifica os vinhos DOC Douro e Porto que produzem no Douro, na Quinta do Val Moreira, onde fica o Vila Galé Douro Vineyards.

Recentemente, começaram também a comercializar o Santa Vitória Nep Bubbles, uma bebida sem álcool, feita com sumo de uva e pensada para as crianças e celebrações infantis.

«A presença na área dos vinhos e azeites permite-nos complementar toda a oferta gastronómica, mas também proporcionar novas experiências aos clientes, como provas de vinhos, jantares vínicos e temáticos, visitas às adegas e lagar de produção de azeite, experiências de enoturismo, participação nas vindimas ou na apanha da azeitona. É uma forma de diferenciar a nossa oferta turística e de gastronomia e de posicionar todas estas marcas», explica Gonçalo Rebelo de Almeida. O profissional lembra ainda os encontros que têm proporcionado com enólogos – Patrícia Peixoto, no caso de Santa Vitória, e Ricardo Gomes, no caso de Val Moreira – e que o embaixador destas experiências de enoturismo da Vila Galé é o actor Marcantonio del Carlo.

O segmento do enoturismo é uma aposta que tem vindo a ser reforçada até pelo desenvolvimento de um terceiro projecto nesta área, desta vez dedicado à produção de vinhos verdes. Adquiriram recentemente o Paço do Curutêlo, próximo de Ponte de Lima, Viana do Castelo, e além da produção de vinho, a ideia é ter também um hotel e mais propostas de enoturismo.


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ste artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.

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