Vila Galé: Crescimento sem fronteiras

Já abriu as portas o Vila Galé Isla Canela, o primeiro hotel do Grupo Vila Galé no mercado espanhol. Depois do Vila Galé Cayo Paredón, um resort all-inclusive em Cuba, o grupo hoteleiro português começa agora a consolidar a sua presença além-fronteiras com a abertura de uma unidade no país vizinho.

Tendo inaugurado a 15 de Abril, o Vila Galé Isla Canela é um resort com acesso directo à praia, localizado num edifício de arquitectura e decoração de influência árabe em plena Costa de la Luz, Huelva, um destino conhecido pelo sol e mar. Com uma oferta muito vocacionada para famílias e casais, o hotel dispõe de 300 quartos com varanda, duas piscinas, dois restaurantes (Versátil e pizzaria Massa Fina), três bares (incluindo um junto à piscina), Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, ginásio, salas de massagens, banho turco, sauna e piscina de hidromassagem, Clube Nep para as crianças, salas de eventos e lojas. E inclui a opção de regime tudo incluído.

O primeiro hotel do grupo em Espanha permite materializar um desejo antigo. «Há já algum tempo que procurávamos uma oportunidade para entrar em Espanha e conjugaram-se todos os factores necessários: uma boa localização, um imóvel com muito potencial e um destino muito ao gosto do mercado português e com uma acessibilidade muito boa», afirma Pedro Ribeiro, director de Marketing e Vendas do Grupo Vila Galé.

Além disso, o Vila Galé Isla Canela representa o investimento numa localização estratégica para o grupo. Com uma presença consolidada no Algarve, onde começou a sua actividade e hoje tem nove hotéis, de Lagos a Tavira, a presença em Isla Canela, na Costa de la Luz, «acaba por ser, estrategicamente, um prolongamento natural e complementar da nossa oferta», assume Pedro Ribeiro.

O Vila Galé Isla Canela fica situado numa unidade hoteleira que já existia, mas que passou e continuará a passar por uma renovação, realizada em várias fases. Nesta primeira fase, foram renovadas sobretudo as zonas públicas para clientes. «Naturalmente, mantivemos a arquitectura e a decoração de inspiração árabe, que também distinguem esta unidade», ressalva o reponsável. «Em 2025 e 2026, vamos avançar com a renovação total dos quartos», acrescenta.

RECUPERAR PATRIMÓNIO HISTÓRICO

No mesmo dia em que foi inaugurado o Vila Galé Isla Canela, abriu também as portas o Vila Galé Collection Figueira da Foz, o 32.º hotel da cadeia no mercado português. A nova unidade funciona no antigo Grande Hotel da Figueira, que é agora detido pelo empresário espanhol Amancio Ortega, fundador da Inditex (dona da Zara), sendo que o contrato de arrendamento foi entregue à Vila Galé.

O Vila Galé Collection Figueira da Foz conta com 102 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior e Satsanga Spa & Wellness. Com uma localização privilegiada, na marginal e na primeira linha da praia, esta unidade foi totalmente renovada e modernizada, desde os quartos às zonas comuns, mantendo o traço deste imóvel histórico com uma forte presença arquitectónica e estética pós-modernista dos anos 50.

Esta unidade traz assim uma nova vida ao Grande Hotel da Figueira, inaugurado em Junho de 1953 e classificado como imóvel de interesse público desde 2002. «É um investimento que se enquadra totalmente na estratégia que temos vindo a seguir de ter hotéis em edifícios históricos, recuperados e muito associados à cultura. Efectivamente, trata-se de um imóvel classificado, com uma arquitectura diferenciadora, pós-modernista dos anos 50, com várias obras de arte no interior, de artistas como Thomaz de Mello e outros. É um ex-líbris da cidade desde que começou a funcionar como Grande Hotel da Figueira, em 1953. E é uma unidade que nos permite reforçar e complementar a nossa oferta no centro do País e, consequentemente, captar diferentes públicos», sublinha o director de Marketing e Vendas do Grupo Vila Galé.

Este é assim mais um projecto de recuperação de património histórico por parte do Grupo Vila Galé. «Enquanto empresa sólida, social e culturalmente responsável, acreditamos que temos o dever de contribuir e de fazer o que está ao nosso alcance para manter o nosso património, história e cultura. Por outro lado, essa é uma forma de termos unidades únicas, que não se podem copiar ou deslocalizar e que, pela sua história e características, permitem proporcionar experiências únicas aos clientes», reitera Pedro Ribeiro.

Para além disso, trata-se de mais um investimento que permite diversificar a oferta do Grupo Vila Galé, no seguimento de projectos como o Vila Galé Coimbra e o Vila Galé Collection Tomar, que estão em destinos muito ligados ao património da UNESCO, muito procurados para viagens culturais, para escapadinhas, mas também para eventos empresariais, já que têm infra-estruturas ideais para este segmento (salas de reuniões, versatilidade de espaços, grande número de quartos); e o Vila Galé Serra da Estrela, em Manteigas, o primeiro projecto do grupo num destino de neve, mas que também tem muita procura no Verão, sobretudo por parte de quem gosta do contacto com a natureza, de fazer caminhadas e actividades ao ar livre, de praias fluviais. «No caso do Vila Galé Collection Figueira da Foz, sabemos que está num destino famoso pelas praias, pelo surf, pela animação, pela gastronomia. Acabamos por ter produtos muito diferenciados e que se completam entre si. Esta mesma lógica aplica-se ao resto do País. Procuramos ter um portefólio o mais diversificado possível», frisa o responsável.

EXPANDIR EM ESPANHA

Por ser um produto turístico muito vocacionado para famílias e casais, devido à sua localização, às facilidades de que dispõe e às várias opções de alimentação (inclusive o regime de tudo incluído), o Vila Galé Isla Canela é uma unidade pensada para captar todo o tipo de público. Ainda assim, dada a proximidade com a fronteira, o Grupo Vila Galé espera receber muitos portugueses neste hotel. «Os mercados-alvo são os mesmos com que a Vila Galé já trabalha para outras unidades, uma vez que estamos a promover o Vila Galé Isla Canela nos mesmos canais e junto dos mesmos públicos onde divulgamos os restantes hotéis do grupo.

Ainda assim, e tendo em conta a sua localização muito próxima de Portugal, acreditamos que os clientes portugueses e espanhóis tenham um maior peso no mix de nacionalidades», refere Pedro Ribeiro.

Já o Vila Galé Collection Figueira da Foz, até por estar inserido num segmento de mercado diferente, assume um posicionamento um pouco distinto. «Esta unidade vem aumentar a nossa oferta da gama Collection, o que faz todo o sentido pela localização do hotel, em plena marginal e mesmo junto à praia, pela sua história e charme. É uma peça única», frisa o mesmo responsável.

De acordo com o director de Marketing e Vendas do Grupo Vila Galé, apesar do pouco tempo de operação, o balanço da abertura destas duas unidades é positivo até ao momento: «Quando abrimos um hotel, há sempre muita curiosidade e muitos dos nossos clientes habituais querem logo ir conhecer e experimentar. O ritmo de reservas está a corresponder às expectativas e esperamos um Verão com boas taxas de ocupação em ambas as unidades.»

Em termos de canais de comunicação, o Grupo Vila Galé tem vindo a promover as suas novas unidades hoteleiras de várias formas, interna e externamente, seja através de parceiros, como operadores e agências de viagens, das newsletters para clientes, das redes sociais, através de publicidade online e offline, mas também de fam e press trips, para chegar a vários mercados.

Depois de inaugurada a primeira unidade hoteleira no mercado espanhol, o Grupo Vila Galé já pensa nos próximos passos no país vizinho. «Estamos constantemente a analisar oportunidades e mais localizações até porque, quando entramos num novo país, o nosso objectivo é ter uma presença forte e consolidada e não apenas um hotel. Queremos reforçar a aposta em Espanha e vemos muito potencial em cidades como Madrid e Sevilha», conclui Pedro Ribeiro.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.